Papaléo quer atendimento médico para brasileiros na Guiana Francesa



O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) defendeu em Plenário, nesta terça-feira (13), o direito de os brasileiros residentes na Guiana Francesa terem acesso aos serviços públicos de saúde do departamento ultramarino francês.

O pleito do parlamentar também se estende à população do município brasileiro de Oiapoque, localizado no extremo norte do país, na fronteira com a Guiana Francesa, que não consegue ter acesso aos serviços médicos mantidos pelo governo guianense, uma vez que as autoridades locais consideram que não existe reciprocidade entre Brasil e França no campo da assistência social.

Papaléo fez um apelo ao ministro da Previdência e Assistência Social, Luiz Marinho, e ao ministro das Relações Exteriores, embaixador Celso Amorim, para que viabilizem a celebração de um acordo internacional de previdência social entre o Brasil e a França que resolva a situação dos brasileiros. Segundo ele, desde 2005 há informações oficiais de que o governo brasileiro estaria trabalhando na minuta de um texto para iniciar as negociações com a Guiana Francesa, mas, até o momento, nada de concreto foi realizado.

Reajuste de policiais

O representante do Amapá criticou ainda o governo federal pelo fato de não haver estendido o aumento salarial concedido aos policiais do Distrito Federal, no último dia 1º de abril,aos policiais dos ex-territórios e do ex-Distrito Federal.



13/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo quer conclusão de ponte na divisa do Amapá com a Guiana Francesa

Papaléo defende maior integração com a Guiana Francesa

Começa audiência conjunta para discutir a segurança de brasileiros que trabalham na Guiana Francesa

Senadores conhecem de perto situação de brasileiros na Guiana Francesa

Audiência pública vai debater ações que garantam a segurança de brasileiros na Guiana Francesa

Audiência pública na CRE debateu tratamento dado a brasileiros que entraram ilegalmente na Guiana Francesa