Papaléo relata seu trabalho em favor da saúde



O senador Papaléo Paes (PSDB-AP), que é médico, relatou nesta terça-feira (27) o trabalho que tem desenvolvido na presidência da Subcomissão da Saúde. Ele listou projetos de lei que apresentou, como o que cria o Estatuto do Enfermo, estabelecendo os direitos dos pacientes - hospitalizados ou não.

Papaléo disse que os grupos privados, sem nenhum compromisso com o enfermo, estão dominando o setor de saúde no Brasil, que tratam como um negócio qualquer, cujo principal objetivo é a obtenção de lucros. Ele citou o caso dos Estados Unidos, onde esse mesmo fenômeno está gerando uma avalanche de ações judiciais contra médicos, hospitais e seguradoras.

O senador também citou o projeto que garante o tratamento de hipertensos que tenham dificuldades financeiras com o fornecimento de medicação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Outro projeto lembrado pelo senador é o que cria instrumentos para prevenção e controle de infecção em hospitais. Ele assinalou que a infecção hospitalar no Brasil é responsável por um acréscimo de cinco a dez dias nas internações, além de ser uma importante causa de morte na hospitalização.



27/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo registra sua atuação parlamentar em favor da saúde

MARLUCE RELATA EMPENHO EM FAVOR DE EMENDAS PARA RORAIMA

Papaléo diz que vigília em favor dos aposentados foi suprapartidária

Papaléo quer nomes de parlamentares que votarem a favor da CPMF em painéis

Papaléo critica uso de urna eletrônica e relata denúncia de fraude eleitoral no Pará

Wellington Dias relata viagem ao Piauí e apela em favor de Teresina quanto ao resultado do Censo 2010