Papaléo sugere mudança no Código Civil para permitir geração de receitas por associações



Aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) projeto de lei (PLS 336/07) do senador Papaléo Paes (PSDB-AP) que altera dispositivo do Código Civil para estabelecer que as associações constituem-se pela união de pessoas que se organizem para fins não lucrativos, e não, como está no texto em vigor, para fins não econômicos. O objetivo é evitar que haja entraves à atuação das associações quanto à captação de recursos, permitindo às entidades a geração de receitas desde que o resultado da operação seja aplicado integralmente em suas destinações.

Para o senador, a forma como esse texto legal (Lei nº 10.406/02) define associação parece imprópria e controversa, pois gera "interpretações dúbias, ao dar a entender que as associações só podem ser constituídas para fins não econômicos".

Papaléo Paes afirma ser natural que toda e qualquer associação possa exercer ou participar de atividades econômicas. O que deveria ser proibido, em sua opinião, seria o exercício dessas atividades com finalidade lucrativa. Ou seja, podem ser geradas receitas numa associação desde que elas sejam aplicadas integralmente em sua destinação.

"A expressão 'fins não econômicos' pode vir a ser um entrave para a atuação das associações quanto à captação de recursos, pois é usual que, para a obtenção deles, essas associações comercializem brindes, camisetas e outros produtos (...) Atualmente, vê-se que algumas iniciativas podem ter finalidade econômica e não lucrativa simultaneamente", explica o senador tucano na justificação do seu projeto.

Papaléo Paes também argumenta ser conveniente facultar às associações a geração de receita, desde que o resultado da operação não seja apossado de forma privada e individual, mas aplicado integralmente nos objetivos da associação. Em sua opinião, a mudança por ele proposta permitirá que as atividades econômicas das associações venham a garantir sua sustentabilidade.



10/01/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo sugere redução de encargos trabalhistas para fomentar geração de empregos

Senado amplia prazo para associações se adaptarem ao novo Código Civil

CCJ aprova mudança no Código Civil em favor de igrejas e partidos

Papaléo apresenta projeto para que associações possam ter atividades econômicas, mas não lucrativas

CE aprova mudança na lei para permitir maiores despesas com pagamento de professores

Papaléo registra congresso das Associações Pestalozzi