Papaléo sugere redução de alíquotas no setor produtivo



O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) sugeriu, em pronunciamento nesta segunda-feira (9), a adoção de medidas capazes de simplificar a tributação brasileira e desonerar os cidadãos e as empresas. Em sua avaliação, a redução de alíquotas do setor produtivo e a eficiência na cobrança de impostos, de forma a evitar sonegação, seriam soluções tanto para a redução da excessiva tributação quanto para melhorar a arrecadação.

Para o senador, as altas alíquotas têm como conseqüência negativa o aumento da sonegação. Conforme sua análise, os micro e pequenos empresários, quando descobrem que podem lançar mão do dinheiro que seria destinado ao fisco para financiar as atividadesde sua empresa, deixam de pagar os tributos elevando a evasão fiscal. Além disso, frisou, a pesada carga tributária leva as empresas à informalidade e ao funcionamento à margem do sistema tributário.

- De fato, estamos na contramão ao burocratizar e taxar excessivamente o funcionamento empresarial. Enquanto outros países buscam simplificar a trama burocrática e o aparato legal que obstruem o caminho do empresariado, nós não cessamos de criar obstáculos à geração de emprego e renda - enfatizou.

Papaléo ressaltou ainda que, embora haja divergências quanto aos números da sonegação no Brasil, as estimativas oscilam entre 20% a 50% da arrecadação.

- Isso significa que um mecanismo mais eficiente de cobrança poderia aumentar consideravelmente a arrecadação e, assim, desonerar a população e os setores produtivos, tirando o país da estagnação econômica gerada pela tributação - concluiu.



09/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo sugere redução de encargos trabalhistas para fomentar geração de empregos

Eduardo Amorim pede redução nas alíquotas do Imposto de Renda

Aprovada redução de alíquotas sobre produtos usados na construção civil

Fórum discute integração do setor produtivo no DF

Fazenda: Decreto regulamenta leis de isenção de energia até 90Kwh e de redução de alíquotas

Adiada votação de normas para compensar estados por redução de alíquotas do ICMS