Para Alfredo Nascimento, o Brasil só retomará caminho do crescimento com estratégias de longo prazo



Em discurso nesta terça-feira (10), o senador Alfredo Nascimento (PR-AM) afirmou que o Brasil só retomará o caminho do crescimento se houver a formulação de um planejamento sério, que defina estratégias para viabilizar o desenvolvimento econômico sustentado, em longo prazo.

- É preciso destravar e restabelecer o papel do governo federal de indutor dos investimentos no país – disse.

Na opinião do parlamentar, o governo, ao insistir em medidas utilizadas no passado, com estímulo ao crédito e ao consumo – em uma sociedade já bastante endividada –, não cria condições para manter a atividade econômica, principalmente com o cenário de turbulências que a desaceleração promete.

- É um receituário esgotado.

Por isso, continuou, é preciso “profissionalizar a gestão” de setores cruciais, que asseguram o desenvolvimento e o crescimento do país, livrando-os do sucateamento por falta de planejamento e vontade política. Segundo disse acreditar, se não houver uma forte modernização, com qualificação da mão de obra e atração de tecnologia de ponta, dificilmente a produtividade do país voltará a subir. Para ele, também é necessário adotar medidas estruturais, como uma ampla reforma tributária.

Uma alternativa, segundo o senador, seria aumentar a poupança interna do país. Ele declarou que, sem uma poupança robusta, os investimentos públicos e a capacidade de produção da economia correm risco de se inviabilizar.

- O cenário mundial é ruim, a atual crise econômica não é uma marola e as medidas que estão sendo adotadas não são suficientes. É preciso planejar hoje o país que desejamos para o futuro – afirmou Alfredo Nascimento.



10/07/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Polo Industrial de Manaus é exemplo de crescimento econômico com proteção ambiental, diz Alfredo Nascimento

Tebet diz que Brasil retomará crescimento econômico

Casildo Maldaner pede ações de longo prazo para estimular crescimento

Otimista, Pedro Simon acredita que Brasília 'retomará o caminho de JK'

Alfredo Nascimento: Brasil ocupa topo do 'ranking' de exploração sexual infantil na América Latina

Para Anibal Diniz, medidas econômicas colocam o Brasil no caminho do crescimento