Para Alvaro Dias, crescimento econômico brasileiro ainda é tímido
Ao discursar nesta quarta-feira (10), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que o crescimento econômico brasileiro ainda está longe do ideal. Nos últimos anos, disse, o Brasil cresceu menos que os chamados países emergentes e também menos que a maioria dos países da América Latina. Na opinião de Alvaro Dias, o crescimento pode ser maior caso a corrupção e a carga tributária diminuam.
Em 2005, disse o senador, o Brasil cresceu 2,3%, enquanto a economia argentina cresceu 9,1%; a venezuelana, 9%; e a mexicana, 3%. Nos três primeiros meses de 2007, acrescentou, o Brasil cresceu 4,3% em comparação ao mesmo período de 2006, enquanto a China conseguiu 11,1%, a Índia, 9,1% e a Rússia, 7,7%.
- Portanto, não há como desmentir o fato: o Brasil vem crescendo aquém das suas possibilidades. Em razão das potencialidades econômicas, este país poderia estar crescendo muito mais se o governo fizesse a sua parte - afirmou.
Para Alvaro Dias, o governo precisa aumentar o combate à corrupção e diminuir a "carga tributária excessiva", por meio de uma reforma tributária. Ele acredita que, ao diminuir os índices de corrupção e promover a reforma tributária, o país conseguirá alcançar crescimento econômico equivalente ao dos outros países emergentes.
10/09/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias: estratégia para eleger Dilma levou a queda no crescimento econômico
Alvaro Dias diz que "zero" foi o crescimento econômico em 2003
Alvaro Dias defende a retomada do crescimento econômico
Alvaro Dias não crê em crescimento econômico impulsionado pelo governo
Alvaro Dias cobra do governo medidas que implementem o crescimento econômico
Alvaro Dias: crescimento econômico não pode ser atribuído às ações do governo Lula