PARA ÁLVARO DIAS, REFORMA TRIBUTÁRIA É IMPRESCINDÍVEL
Na opinião do senador, a demora na aprovação da matéria deve-se à falta de empenho do governo e ao desinteresse de governadores e prefeitos. Houvesse interesse por parte do governo, "que consegue aprovar tudo no Congresso", afirmou, a estrutura tributária nacional já seria outra.
Preocupado com a manutenção das atuais regras fiscais, o senador avaliou que a equipe econômica deve estar satisfeita com a arrecadação de impostos e teme que a reforma tributária imponha perda de receitas à União. Em contraste, Álvaro Dias afirmou que principalmente os empresários estão angustiados com a demora na mudança das regras tributárias.
Para o senador, é compreensível que haja resistências ao avanço das discussões sobre a reforma, pois a carga tributária é mais pesada para uns que para outros, prevalecendo uma injustiça fiscal inaceitável. "Uma melhor distribuição dos encargos vai permitir reduzir alíquotas, eliminar a sonegação fiscal e arrecadar mais para o país", defendeu.
Dias reconheceu a dificuldade de se chegar a um consenso em torno de matéria tão complexa, "porque o que interessa a um estado, não interessa muito a outro, o que interessa a um segmento da economia não interessa a outro".
27/07/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
PARA ÁLVARO DIAS, REFORMA TRIBUTÁRIA É IMPRESCINDÍVEL
Alvaro Dias entende que governo rejeita reforma tributária para manter a CPMF
Alvaro Dias pede reforma tributária urgente
ÁLVARO DIAS DEFENDE URGÊNCIA NA VOTAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA
ÁLVARO DIAS PEDE AGILIDADE NA APROVAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA
Alvaro Dias suspeita que reforma tributária seja "manobra diversionista"