Para Alvaro Dias, Senado perdeu oportunidade de se firmar como instituição de prestígio no país



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse acreditar que o Senado Federal perdeu uma grande oportunidade de se firmar como uma das instituições de maior prestígio moral e político do país perante a opinião pública brasileira, ao deixar de instalar a comissão parlamentar de inquérito (CPI) destinada a apurar as denúncias envolvendo o ex-assessor parlamentar do Palácio do Planalto, Waldomiro Diniz.

Para o senador, a "operação abafa" levada à frente pelo governo e pela sua base parlamentar, em nada contribuiu para que o Senado pudesse combater um problema que, observou, atingiu em cheio o Palácio do Planalto: a corrupção, "causa principal do descrédito da sociedade para com os políticos brasileiros".

Alvaro Dias voltou a condenar declarações de que a criação de uma CPI viria tumultuar a vida do país, abalar a área econômico-financeira e servir de palanque eleitoral para a oposição. Para ele, a instalação de qualquer comissão parlamentar de inquérito em nada prejudica a chamada governabilidade e pode até ser benéfica para o grupo político que está no poder, "principalmente quando o tema é corrupção".

O senador pelo Paraná disse também que a "operação abafa" não ocorreu somente no caso Waldomiro Diniz. É que, conforme salientou, alguns ministros têm se negado a comparecer às comissões técnicas do Senado para prestar esclarecimentos sobre denúncias de corrupção, a exemplo do ministro da Saúde, Humberto Costa, que cancelou na véspera a sua vinda à Comissão de Assuntos Sociais (CAS) para dizer se houve ou não desrespeito à fila de transplantes no Instituto Nacional do Câncer (Inca) para beneficiar apaniguados do governo.

- O comportamento do ministro representou um desrespeito ao Senado - afirmou Álvaro Dias, ao observar que o não comparecimento de ministros ao Senado vem se tornando uma rotina, já que o ex-ministro dos Transportes, Anderson Adauto, também não veio à Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) para dar explicações sobre denúncias de corrupção no Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) quando ainda ocupava o cargo.



05/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Salário mínimo: Alvaro Dias diz que Senado, como instituição, 'ficou menor'

Alvaro Dias elege o caos na saúde pública como um dos grandes problemas do país em 2009

Alvaro Dias aponta corrupção e alta carga tributária como entraves ao crescimento econômico do país

Alvaro Dias elogia Polícia Federal, mas condena uso eleitoral do trabalho da instituição

Lúcia Vânia: Brasil perdeu oportunidade de reduzir diferenças regionais

Doutor em Oceanografia afirma que Brasil perdeu oportunidade de se tornar referência em assuntos ambientais