Alvaro Dias elege o caos na saúde pública como um dos grandes problemas do país em 2009



O caos na saúde pública foi um dos maiores dramas do brasileiro durante o ano de 2009. A constatação é do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) que, da tribuna do Plenário, observou que os problemas poderiam ter sido minimizados se a Câmara dos Deputados tivesse aprovado a regulamentação da Emenda 29, que define o percentual no Orçamento da União a ser destinado à saúde pública. A matéria já foi aprovada pelo Senado.

- O projeto continua na pauta dos trabalhos da Câmara, mas sem a necessária providência da aprovação. Com isso, milhares de pessoas estão desatendidas no país. Verifica-se constantemente a morte de brasileiros em razão da desatenção do setor público, que não oferece a acolhida necessária nos órgãos encarregados de atender a população - afirmou Alvaro Dias.

Para o senador do Paraná, o drama na saúde pública é um assunto velho. Para comprovar isso, ele leu novamente discurso que já havia pronunciado no dia 18 de setembro de 2007, que continua atual. Naquela ocasião, Alvaro Dias opinou que o tema saúde pública deveria ser o debate da década e que o modelo de saúde estava falido não apenas no Brasil, mas em muitos países do mundo.

Baseado em estudo realizado pelo Instituto IBM, que previu que a crise na saúde pode tornar-se insustentável em 2015, Alvaro Dias, naquela ocasião, chegou a fazer algumas sugestões. Ele defendeu, por exemplo, a criação de um sistema de saúde sustentável. Nesse modelo os prestadores de serviços de saúde expandiriam o seu atual foco visando abranger o melhor controle de doenças crônicas, a previsão e a prevenção de enfermidades por toda a vida.

- Espera-se que na campanha eleitoral esse debate seja inteligente e que os candidatos a presidente da República possam colocar a discussão do modelo de saúde para o nosso país como prioridade das suas propostas para administrar o Brasil. Não podemos nos conformar com o caos que está presente. Não imagino alguém disputando a presidência da República sem colocar como prioridade absoluta a discussão do modelo de saúde para o Brasil - declarou Alvaro Dias.



21/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias aponta caos institucional no país

Debatedores apontam contrabando de cigarro como um dos grandes problemas nas fronteiras do país

Alvaro Dias diz que caos aéreo é sintoma do caos governamental

ÁLVARO DIAS ATRIBUI A ESTADOS PROBLEMAS DO PAÍS COM DÉFICIT PÚBLICO

Para Alvaro Dias, Senado perdeu oportunidade de se firmar como instituição de prestígio no país

Alvaro Dias aponta corrupção e alta carga tributária como entraves ao crescimento econômico do país