PARA BENEDITA, É "DEPLORÁVEL" A SITUAÇÃO DOS PROFESSORES



"A situação em que se encontra a maior parte dos professores deste país é deplorável e aviltante", afirmou hoje (dia 2) a senadora Benedita da Silva (PT-RJ), durante sessão conjunta do Congresso Nacional. A senadora informou queno Rio de Janeiro a carência de professores na rede estadual já chega a 11 mil, segundo dados da Secretaria de Educação. Benedita vai discutir, em audiência com o governador Marcello Alencar, a greve dos professores e os baixos salários que a categoria está recebendo.

De acordo com a senadora,de setembro de 1994 a agosto de 1997, 10.103 professores abandonaram as escolasno Rio - a maioria em razão dos baixos salários. Desse total, 1.429 pediram exoneração e, em 1997, 3.500 profissionais abandonaram o ensino, estimulados pelo Plano de Exoneração Incentivada.

Para Benedita da Silva, a situação "se agrava" em municípios da periferia carioca como os da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana, onde os alunos carentes acabam por receber dupla penalidade. Além das limitações impostas por sua condição social, são atingidos pelas conseqüências da falta de professores, frisou.

Algumas escolas fluminenses de segundo grau optaram por diminuir a grade curricular a fim de acomodar o problema da falta de professores, solução que não é ideal, segundo Benedita da Silva.



02/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


SITUAÇÃO DO SISTEMA PENAL PREOCUPA BENEDITA

BENEDITA DEPLORA SITUAÇÃO DAS HERDEIRAS DE CRUZ E SOUSA

Estudantes, professores e técnicos relatam situação precária da Uergs

Odone diz que situação de miséria levou professores a aceitarem proposta

Arthur Virgílio: depoimento de Waldomiro Diniz foi "deprimente e deplorável"

Alvaro Dias considera "deplorável" valor do novo salário mínimo