Para Efraim, reforma da Previdência está sendo feita de forma açodada



Ao considerar que a reforma previdenciária -merecia uma discussão mais aprofundada, sem o açodamento que caracterizou a tramitação da emenda à Constituição na Câmara dos Deputados-, o senador Efraim Morais (PFL-PB) conclamou os senadores a porem -um paradeiro nesta gestão inconseqüente da coisa pública, chamando o governo federal de volta à razão-.

Como Casa revisora, acrescentou, cabe ao Senado lembrar que as decisões administrativas têm efeitos de longo prazo e que -a maior parte das alterações significativas nos regimes previdenciários já aconteceu no governo Fernando Henrique Cardoso, por meio da emenda à Constituição nº 20, de 1998-.

Essa emenda vai gerar uma situação mais equilibrada tanto no Regime Geral da Previdência Social quanto nos diferentes regimes especiais do serviço público, observou Efraim. Para ele, a maior parte dos problemas da Previdência decorre da situação econômica do país, -que restringe o crescimento da massa dos salários e, conseqüentemente, das contribuições-.

Na opinião do senador, nenhum Estado moderno pode prescindir da qualidade de seus recursos humanos, de modo que é -um erro estratégico, e também de justiça, colocar na berlinda de forma tão arbitrária o setor público-.

Em crítica ao governo e à imprensa, pela -perversidade- com que tratam os regimes de aposentadoria do setor público, Efraim Morais disse que o mais peculiar a esses regimes é que, ao contrário do Regime Geral da Previdência Social, -as condições de aposentadoria, valores de proventos e arrecadação são estabelecidos de maneira unilateral pelo governo-, cada vez mais pressionado a manter o equilíbrio de suas contas.

- Nessas condições, ter o comportamento que o governo atual apresenta seria o equivalente a observarmos um empresário privado que, em momento de crise financeira, decidisse deixar de reajustar os salários de seus empregados e aumentar seus descontos para financiar o prejuízo da empresa - comparou o senador.



24/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Blairo Maggi é contra a maneira como está sendo feita a reforma

Cristovam: política no Brasil está sendo feita com promiscuidade

Reunião da SBPC vai mostrar como está sendo feita a integração do rio São Francisco

Suplicy: na forma em que está sendo proposta, Alca não interessa ao Brasil

CCJ: todas as emendas da reforma da previdência estão sendo rejeitadas

Azeredo quer saber como será feita a transição na reforma da Previdência