Suplicy: na forma em que está sendo proposta, Alca não interessa ao Brasil



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse nesta quinta-feira (29) que, na forma como está sendo proposta pelos Estados Unidos, a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) não interessa ao povo brasileiro. O senador comentou a visita do representante de comércio norte-americano, Robert Zoellick, responsável pela discussão do assunto com o governo brasileiro.

Segundo Suplicy, os Estados Unidos querem remeter para a Organização Mundial de Comércio (OMC) os temas prioritários para o Brasil e concentrar a pauta de interesse dos norte-americanos nas discussões da Alca.

- Os americanos insistem que, em assuntos de seu interesse, porém inconvenientes para o Brasil, tais como serviços, investimentos, compras governamentais e propriedade intelectual, as negociações se desenvolvam no âmbito da Alca - explicou o senador.

Suplicy elogiou a postura do governo brasileiro, que, segundo ele, está dialogando com toda a serenidade e enfatizando que os interesses brasileiros devem ser respeitados. O senador disse ainda que a sociedade brasileira e o Congresso Nacional devem estar atentos às negociações sobre a Alca.

Em aparte, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) elogiou a postura do governo no tratamento do assunto dizendo que ela reflete -o amadurecimento do PT-.



29/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Efraim, reforma da Previdência está sendo feita de forma açodada

Zambiasi diz que proposta da Uergs está sendo lapidada

FREIRE DIZ QUE PROPOSTA DO PPS INTERESSA À POPULAÇÃO

Brasil Carinhoso está sendo votado no Senado

Cristovam: política no Brasil está sendo feita com promiscuidade

Suplicy: Brasil vai definir exigências para integração do Mercosul à Alca