Para evitar novas enchentes os rios da região serrana do Rio passarão por dragagem



Uma operação de dragagem nos rios e córregos dos municípios da região serrana fluminense, atingidos pelas fortes chuvas no início deste ano, deve começar daqui a um mês. A previsão foi feita pelo vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão. Segundo ele, a verba de R$ 320 milhões, voltada principalmente para essas ações, foi liberada pelo governo federal no fim de novembro.

Segundo o vice-governador, já está sendo realizado o processo de licitação para contratar as empresas que ficarão responsáveis pelos serviços, que devem começar até o início de fevereiro. Ele acrescentou que parte desse dinheiro também vai ser usada para reforçar ações que já estão em andamento, como o trabalho de contenção das encostas.

“Já estamos trabalhando em mais de 30 encostas e em algumas delas o processo está bem adiantado, principalmente nos municípios de Nova Friburgo e Teresópolis. A chegada da época de chuvas prejudica as ações, mas naquelas em que a situação era considerada pior, já estamos com cerca de 70% das obras executadas”, acrescentou.

Segundo o coronel Roberto Robadey, que coordenava a Defesa Civil de Nova Friburgo na época das enchentes, o governo do estado já investiu mais de R$ 13,5 milhões para implantar o sistema de alerta de chuvas, que ajuda a prevenir novas tragédias. Além disso, foram compradas 92 viaturas para equipar os sistemas de Defesa Civil municipais. O coronel Robadey também destacou que a população está mais atenta e sendo orientada a não seguir boatos, apenas os alertas oficiais da Defesa Civil.

Além de Nova Friburgo, os municípios de Teresópolis e de Petrópolis também foram atingidos pelas enchentes. A prefeitura de Teresópolis informou que para prevenir novas enchentes, tem trabalhado principalmente na limpeza de bueiros, galerias de águas pluviais e também das margens e leitos dos rios. Além disso, para garantir resposta rápida em casos de chuvas, foram promovidos cursos de capacitação em percepção de riscos geológicos para técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis.

A prefeitura de Petrópolis informou que apenas os bairros Vale do Cuiabá, Boa Esperança, Madame Machado, Gentil, Benfica e parte da estrada de Teresópolis, localizados no distrito de Itaipava, foram atingidos e que mais de 900 famílias foram contempladas com o pagamento do aluguel social, repassados pelo governo do estado. A prefeitura acrescentou que o município deve receber 1.500 unidades habitacionais destinadas aos desabrigados, que serão construídas com recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

 

Fonte:
Agência Brasil

 



26/12/2011 12:11


Artigos Relacionados


Região serrana do Rio receberá recursos para recuperação de rios

Conselho apresenta sugestões para evitar desastres ambientais na região serrana do RJ

Famílias da região Serrana do Rio vão ganhar 6 mil novas moradias

Bahia inaugura sala de monitoramento de rios para avaliar possibilidade de secas e enchentes

Piscinões da Região Metropolitana de São Paulo passarão por manutenção

Proposta para evitar enchentes pode ser votada hoje na CI