José Pimentel defende debate sobre projeto de nação para o Brasil




O senador José Pimentel (PT-CE) afirmou em discurso nesta quinta-feira (10) que a partir desta Legislatura, será possível ao Congresso e à sociedade aprofundarem o debate sobre o projeto de nação que desejam para o Brasil.

O parlamentar disse que desde Juscelino Kubitschek não se planeja nada no país, especialmente porque em alguns períodos a inflação anual ultrapassava os 2.000% e o objetivo dos administradores era diminuir o desemprego e as perdas do poder de compra. No entanto, assinalou o senador, o país vive hoje um outro momento na relação entre capital e trabalho em que, em vez de se discutir inflação, discute-se ganho real, participação nos lucros e produtividade.

José Pimentel comemorou o crescimento econômico do país nos últimos anos e mencionou a taxa de desemprego, em torno de 5%, a menor dos últimos 30 anos. Citou as centenas de escolas técnicas instituídas na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a criação de 14 universidades federais e a instituição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), entre outros, que teriam impulsionado o crescimento. Desse crescimento, assinalou, resultaram distribuição de renda e inclusão social, "talvez a grande inovação do governo Lula".

Assinalou que em 2003 o Brasil era a 11ª potência econômica do planeta; finalizou 2010 na 8ª posição e citou estudos segundo os quais, se o país continuar crescendo pelo menos 5% ao ano, chegará a 2015 sendo a 5ª potência econômica do planeta.

Em aparte, o senador Itamar Franco (PPS-MG) lembrou das dificuldades de se fazer planejamento com uma inflação de 4% ao dia, e que não apenas o presidente Lula, mas ele próprio e outros presidentes ajudaram o país a se reerguer.

- Daqui a pouco V. Exªs vão dizer que foi o presidente Lula que abriu os portos e não D. João VI. É preciso fazer justiça àqueles que já foram alguma coisa neste país e tentaram, durante seu mandato, realizar o que era possível na época - disse.



10/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Pimentel defende discussão sobre aposentadorias para portuários avulsos

Deputado José Pimentel lê parecer da CMO sobre projeto de lei do orçamento

José Pimentel defende mutirão nacional para regularizar empregados domésticos

Para José Pimentel, número de médicos no Brasil é insuficiente

José Pimentel pede apoio para votação de projeto que atualiza Simples Nacional

José Pimentel defende mudança no indexador das dívidas dos estados