Para Jucá, diplomacia brasileira acerta ao combater protecionismo agrícola por meio da OMC



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) ressaltou nesta quinta-feira (1º) o acerto da diplomacia brasileira ao buscar na Organização Mundial do Comércio (OMC) a solução para as barreiras protecionistas que os Estados Unidos e os países europeus mantêm em relação aos produtos agrícolas brasileiros. Tomando por base declarações do ministro da Agricultura e do Abastecimento, Pratini de Moraes, o senador afirmou que o país aumentaria em US$ 6 bilhões as suas exportações de seus produtos apenas no primeiro ano subseqüente a uma redução do protecionismo.

As negociações por intermédio da OMC, na avaliação de Jucá, podem representar o melhor caminho não apenas para o Brasil, mas para os países pobres colocarem sua produção agrícola no mercado internacional. O senador solicitou à Mesa a transcrição de matéria publicada na Folha de S. Paulo sobre o assunto.

Jucá também associou-se às homenagens que estão sendo prestadas ao educador, romancista e ex-senador Darcy Ribeiro, lembrando a "importante contribuição" que o autor de Maíra e criador da Universidade de Brasília, juntamente com o professor Anísio Teixeira, legou às novas gerações.

01/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE discute perspectivas para a diplomacia brasileira

Parlamento do Mercosul aprova declaração pelo fim do protecionismo agrícola

Secretário-geral do Itamaraty é convidado para falar de perspectivas da diplomacia brasileira

Jucá diz que governo acerta ao unificar programas sociais

Jucá elogia Itamaraty e destaca importância da diplomacia

Tebet realça papel da diplomacia brasileira