Para Jucá, discurso de FHC sobre Alca foi corajoso



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) considerou coerente e corajoso o pronunciamento do presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, sobre a formação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), feito durante a reunião da Cúpula das Américas realizada em Quebec, no Canadá.

Entre os trechos do discurso de Fernando Henrique Cardoso que foram destacados por Jucá, estão aquele em que o presidente defendeu a democracia como pré-requisito para a inclusão de qualquer país no bloco econômico e aquele em que manifestou sua esperança de que em futuro não muito distante Cuba possa integrar-se à Alca. O senador registrou o entendimento do presidente da República de que, dessa maneira, as mais diferentes Américas, com todos os seus contrastes, estariam integradas e compartilhariam o objetivo de, juntas, alcançar a prosperidade econômica e a justiça social.

Jucá ressaltou que a Alca, na avaliação do presidente, será bem-vinda se permitir o acesso do Brasil a mercados mais dinâmicos. A redução das barreiras não-tarifárias foi uma das reivindicações do presidente, para quem também é necessário que se observem as distorções das regras sanitárias que têm objetivos protecionistas, como lembrou o senador.

24/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


JUCÁ DECEPCIONADO COM "DISCURSO" DE MERCADANTE

Jucá faz discurso de despedida da liderança do Governo

JUCÁ REBATE DISCURSO DE MARLUCE PINTO

Em discurso de despedida da liderança, Jucá recebe elogios do governo e da oposição

Romero Jucá defende governo Lula após discurso de Jarbas Vasconcelos

Grazziotin alerta para o fim do plebiscito sobre a Alca