Grazziotin alerta para o fim do plebiscito sobre a Alca



O presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembléia Legislativa, deputado Roque Grazziotin (PT), lembra que os gaúchos têm até amanhã (7), às 18h, para dar sua opinião no plebiscito nacional sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Segundo o deputado, as urnas estarão espalhadas em todo o Estado, junto aos locais onde haverá a parada de Sete de Setembro. A consulta popular foi convocada por mais de 30 entidades, entre elas a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Preocupado com as conseqüências da formação da Alca, que pretende agrupar 34 países da América Latina, com exceção de Cuba, sob o comando dos Estados Unidos, o presidente da CCDH espera que este plebiscito reúna pelo menos seis milhões de votos no país, dizendo não às negociações do Brasil para integrar esse livre comércio.

Alerta o deputado Roque Grazziotin que a Alca não é uma simples área de livre comércio, mas abrange todos os setores da economia. "É um projeto de recolonização das Américas que pretende colocar sob o controle dos Estados Unidos a produção, os serviços essenciais (saúde, educação, água, energia), as compras governamentais, o direito de propriedade intelectual, a agricultura, o direito e diversos outros setores políticos, sociais e econômicos", esclarece o parlamentar.

Os resultados do plebiscito no Rio Grande do Sul, realizado durante a Semana da Pátria, serão levados a Brasília nos próximos dias 17 e 18, pela coordenação estadual da consulta. Segundo Grazziotin, os mapas da votação serão entregues à Presidência da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, a fim de que as autoridades dos três Poderes conheçam a opinião do povo brasileiro e suspendam as negociações com os Estados Unidos para integrar a Alca.

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos lançou em agosto, na Assembléia Legislativa, a publicação Dignidade Sim, Alca Não! - Direitos Humanos Econômicos, Sociais e Culturais e a Área de Livre Comércio das Américas, buscando informar objetivamente a relação de quebra desses direitos no caso de um pacto dos países latino-americanos com a Alca.

09/06/2002


Artigos Relacionados


Comissão do Mercosul decide sobre plebiscito para ingresso do Brasil na Alca

Emilia é favorável à proposta de plebiscito sobre a Alca

Comissão do Mercosul discute plebiscito sobre a Alca

Comissão do Mercosul discute plebiscito sobre Alca

Comissão do Mercosul vota plebiscito sobre Alca

Comissão do Mercosul vota proposta de plebiscito sobre a Alca