Para Jucá, o Brasil está pronto para o crescimento econômico e o bem-estar social



O senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou "uma nova forma de gerir o Estado e o combate à corrupção, como maneira de fazer o país alcançar seus objetivos e de atendimento digno aos cidadãos". Para o parlamentar, os resultados da mudança no modo de governar são a maior transparência, a melhor qualidade dos serviços, mais racionalidade no gasto e o melhor desempenho da máquina estatal.

- O Brasil estará pronto para empreender seu grande salto em direção ao crescimento econômico e ao bem-estar social - previu Jucá.

Para justificar suas afirmativas, o senador destacou diversas ações do governo petista, entre elas, o fortalecimento da administração pública federal, a reativação de câmaras produtivas setoriais, a criação de grupos interministeriais de trabalho e a instituição do Programa Bolsa Família. Além disso, Jucá ressaltou projetos que classificou como "fundamentais para a preparação da sociedade brasileira para o terceiro milênio", como a Lei de Biossegurança, a proposta de reformulação das agência reguladoras, a consolidação dos modelos regulatórios setoriais e a implantação das Parcerias Público-Privadas (PPPs).

Entre os vários apontamentos que, segundo Romero Jucá "formam a verdadeira revolução pacífica que se está fazendo no Estado brasileiro", estiveram também a proposta de revitalização do Rio São Francisco, o Programa Especial de Habitação Popular, a reformulação e a ampliação do Seguro Safra, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, o Plano Plurianual, a reestruturação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a reativação da procuradoria do INSS. Por fim, ele defendeu a política do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, que tem combatido "firme e competentemente" as dificuldades econômicas.

HOMENAGEM

Romero Jucá prestou ainda homenagem ao ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Augusto Catão Alves, que encerrou seu mandado no último mês de abril. O parlamentar afirmou que, durante a gestão de Catão Alves (2002-2003), o TRF "adquiriu um impulso renovador jamais presenciado, caracterizando um marco divisor entre o passado conformista e o futuro progressivo".

Entre as diversas ações destacadas pelo senador, estão: a criação da Assessoria Parlamentar, que teve como objetivo uma maior integração entre o TRF e o Congresso, a instalação do Juizado Virtual, por meio do qual se reduziu o uso do papel e da movimentação física dos processos, além de uma maior atuação na TV Justiça, promovendo a divulgação à sociedade sobre os acontecimentos da Corte.



14/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil, Argélia e República do Congo vão firmar acordos para crescimento social e econômico

Brasil deve estar pronto para maior competição internacional, alerta Tombini

Cabo submarino do Brasil à Europa deve estar pronto em 2016

FMI reduz para 4,1% previsão de crescimento econômico do Brasil este ano

Jucá diz que país tem crescimento econômico

Humberto Costa: Brasil está pronto para atravessar crise