Para Lúdio Coelho, decisão do TSE sobre coligações trará eficiência aos partidos



O senador Lúdio Coelho (PSDB-MS) disse nesta sexta-feira (26), em Plenário, que a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), impondo a verticalização nas coligações partidárias vai gerar um maior ordenamento no processo eleitoral no Brasil. No entendimento do senador, com a decisão, o TSE criou condições para que se tenha maior eficiência na gestão partidária, evitando a dispersão no comando dos partidos.

Se as coligações partidárias, em nível regional, se mantêm de forma dissociada das coligações realizadas em nível nacional, os partidos acabam perdendo sua consistência - comentou Lúdio Coelho, para quem a decisão da Justiça Eleitoral veio apenas preencher uma lacuna deixada pelo Congresso ao não empreender a reforma eleitoral.

A decisão do TSE, segundo Lúdio Coelho, vai ainda estimular os acordos partidários, uma vez que, à exceção do PT, a maioria dos partidos não tem até agora uma definição em torno do seu candidato à presidência da República.

Lúdio Coelho também aproveitou o seu pronunciamento para criticar os parlamentares que fazem pressões para que o atual governo venha a gastar mais e endividar-se mais, ignorando a vulnerabilidade do país e a necessidade de controle dos gastos públicos.

O senador disse que a situação de "quase ingovernabilidade" da Argentina e a de "verdadeiro caos" na Colômbia, devem servir de alerta ao Brasil, para que o país seja mais cauteloso na adoção de medidas austeras, no que diz respeito aos gastos públicos.

- Precisamos consolidar nossa economia, garantir a continuidade da estabilidade monetária e ficar atentos permanentemente no que diz respeito ao nosso controle de gastos - assinalou o senador.



26/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚDIO COELHO DEFENDE PRIORIDADE PARA REFORMA POLÍTICA

LÚDIO COELHO ALERTA PARA GRAVIDADE DA SITUAÇÃO NO CAMPO

Lúdio Coelho protesta contra liberação de dinheiro para estados

Lúdio Coelho apóia convite para que Malan e Fraga expliquem acordo com FMI

Decisão na CCJ sobre coligações nas eleições proporcionais fica para a próxima semana

Lúdio Coelho acredita que Lula vai ter todo o apoio de que precisa para implantar grandes reformas