Para Luiz Henrique, população precisa saber quanto paga de impostos
O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) defendeu, em discurso nesta terça-feira (22), a redução da carga tributária brasileira, que hoje é de aproximadamente 36% do Produto Interno Bruto (PIB). Na opinião do parlamentar, o Congresso Nacional nunca conseguiu reduzir de fato a cobrança de impostos porque a população não sabe quanto paga, já que os valores são embutidos nos preços.
- Por que não temos conseguido operar uma reforma que leve à redução da carga fiscal? Porque falta consenso para que a aprovemos. Não há na consciência nacional noção da importância desse fato. Pesquisa recente mostra que 80% dos brasileiros não sabem que pagam imposto. As pessoas pensam que quem paga imposto são as empresas. As empresas repassam o imposto, mas quem paga o imposto é o cidadão - disse.
Luiz Henrique defendeu a realização de campanhas publicitárias para despertar a consciência da sociedade sobre a importância da redução de impostos para aquecer a economia. E, para frisar essa necessidade de redução, citou estudo da Fundação Dom Cabral que demonstraria que, se fossem eliminados gargalos de infraestrutura; simplificada e reduzida a carga tributária; e reduzidos os custos da mão de obra e do capital, aumentaria a competitividade.
O senador mencionou que, apesar de estar entre as dez maiores economias do mundo, o Brasil sofre um processo de desindustrialização relacionado à carga fiscal, à "ciclotimia" do câmbio e aos juros elevados.
O parlamentar também citou experiência de sua gestão no governo de Santa Catarina, quando reduziu a carga tributária do estado, inclusive com alíquotas levadas a zero, e levou a arrecadação anual de R$ 4,7 bilhões, em 2002, para R$ 13 bilhões, em 2010.
22/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Luiz Henrique: agricultura não precisa desmatar para crescer
Indústria têxtil precisa de apoio para enfrentar competidores externos, afirma Luiz Henrique
Luiz Henrique diz que Brasil precisa melhorar sua participação no turismo internacional
Luiz Henrique: o Brasil precisa adotar política seletiva de tarifação das importações
Luiz Henrique: Brasil precisa investir em minerais usados em produtos de alta tecnologia
Tasso quer saber quanto o Ministério dos Esportes gastou em passagens