Para Márcio Fortes, governo age rápido em favor de vítimas de enchentes



O ministro das Cidades, Márcio Fortes, disse durante a audiência pública que avalia a situação das inundações, que o governo já liberou verbas para todos os estados que foram fortemente atingidos pelas chuvas. Em resposta ao governador do Piauí, Wellington Dias - que cobrou desburocratização das liberações -, o ministro observou, porém, que em algumas situações, os recursos para as obras não chegam rapidamente ao destino por problemas dos projetos ou irregularidades nas contas dos municípios.

O ministro citou, inclusive, caso de cidade no interior do Piauí, que está inundada e não pode receber dinheiro para novas construções por proibição legal, já que a prefeitura da cidade está em situação irregular no Cadastro Único de Convênios (CAUC). Esse sistema de dados do governo verifica o cumprimento, pelos estados e municípios candidatos de transferências voluntárias de recursos da União, das exigências estabelecidas pela Constituição federal, pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Apesar da gravidade da situação e de concordar com a necessidade de rapidez no atendimento às necessidades primárias da população, o ministro lembrou que seu ministério somente pode atuar com mais efetividade em um segundo estágio, quando as águas baixam.

- Somente a partir daí o governo federal pode atuar em conjunto com estados e prefeituras no planejamento de novas edificações e da instalação de infraestruturas - observou.

Mais informações a seguir



12/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Campanha em favor das vítimas das enchentes no Nordeste será encerrada no dia 16

CAE aprova indicação de Márcio Fortes para Autoridade Olímpica

Teotônio cobra atenção do governo para vítimas de enchentes

Meirelles aprova indicação de Márcio Fortes para presidência da Autoridade Olímpica

Senado aprova Marcio Fortes para o cargo de Autoridade Pública Olímpica

Senado aprova Márcio Fortes para presidente da Autoridade Pública Olímpica