Para Mauro Miranda, moradia é tese vitoriosa na campanha eleitoral



Em análise das propostas apresentadas pelos candidatos à sucessão presidencial, o senador Mauro Miranda (PMDB-GO) concluiu que a moradia e a reforma urbana estão entre as teses vitoriosas nesta eleição. Ele disse que o déficit habitacional do Brasil, de cerca de 7 milhões de moradias, aumenta a cada dia, o que obrigou os candidatos a apresentarem programas ambiciosos para lidar com o problema.

Mauro Miranda também reafirmou seu apoio, manifestado desde o primeiro turno, à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, e sustentou que o candidato do PT -representa o resgate da auto-estima dos brasileiros-. Para o senador, o programa de Lula é o mais adequado para enfrentar os obstáculos vinculados à implementação do direito constitucional à moradia.

- Suas propostas combinam ambição e realismo de maneira equilibrada, sendo plenamente realizáveis - acrescentou.

Mauro Miranda explicou que o programa do PT para moradia se baseia no seguinte tripé: descentralização das ações; articulação das esferas de governo; e uniformização dos critérios para concessão de subsídios. Ele também elogiou o papel que esse programa atribui às prefeituras na gestão da ocupação do solo urbano e na oferta de serviços essenciais à população.

Na opinião do senador, a adequação das propostas de Lula à realidade nacional não o impede de aprimorar seu programa habitacional com as idéias apresentadas pelos outros candidatos, em sua opinião, também capazes de ajudar a resolver a escassez de moradia no Brasil.

Na avaliação de Mauro Miranda, o processo de urbanização acelerada por que passou o país não foi acompanhado dos necessários investimentos em infra-estrutura e saneamento básico. Daí por que o Brasil vem enfrentando o caos urbano, com periferias inchadas e desprovidas das mínimas condições de saneamento.Ante quadro social tão delicado, ele considerou significativo que a política habitacional e a reforma urbana tenham recebido atenção especial dos candidatos no primeiro turno das eleições. No entender do senador, é impossível imaginar avanços nas áreas de geração de empregos e combate à violência, tão alardeados pelos candidatos, sem a reorganização das cidades.

Em aparte, o senador Bernardo Cabral (PFL-AM) elogiou a competência com que Mauro Miranda se conduziu como relator do projeto que resultou no Estatuto da Cidade, que instituiu medidas inovadoras para a gestão do espaço urbano.



15/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mauro Miranda defende moradia para mulheres

Mauro Miranda defende prioridade para moradia

MAURO MIRANDA PEDE PRIORIDADE PARA PROGRAMAS DE MORADIA

MAURO MIRANDA PEDE MAIS AÇÃO DO GOVERNO PARA RESOLVER CRISE DA MORADIA

Mauro Miranda diz que próximo presidente tem que investir em moradia

MAURO MIRANDA DEFENDE PROPOSTA DE ANO NACIONAL DA MORADIA