Para Raupp, gasolina não terá aumento e impacto no diesel será pequeno



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse acreditar que o aumento de preços anunciado pela Petrobras para as refinarias não chegará às bombas de gasolina e que a elevação prevista para o diesel será pequena, com pouco impacto no preço de fretes e passagens. O senador falou aos jornalistas nesta sexta-feira (2), após o término da sessão plenária do Senado.

- A redução da Cide [Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico] anunciada pelo governo vai evitar que os distribuidores repassem o aumento da gasolina aos consumidores. Para o diesel, a situação ainda não está definida, mas não haverá um grande impacto - observou o senador.

Questionado sobre o anúncio, pelo governo da Bolívia, de nacionalização de empresas de petróleo e gás, Raupp afirmou que a medida não causará uma crise de abastecimento no Brasil. Para o senador, a economia brasileira mostra sinais de solidez e o governo tem adotado medidas corretas para garantir o crescimento, sem a volta de um processo inflacionário. Como indicador do bom momento vivido pelo Brasil, ele destacou a elevação do país ao investment grade, ou grau de investimento semelhante ao de países desenvolvidos. A promoção, observou, ampliará os investimentos e as oportunidades de negócio no país.

Ainda em resposta aos jornalistas, Raupp disse não ver espaço para um terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na opinião do senador, a base de apoio ao governo está unida e terá condições de eleger o sucessor de Lula. Conforme observou o parlamentar, antigas divisões na bancada do PMDB na Câmara e no Senado estão superadas e hoje o presidente do partido, Michel Temer, "fala em nome de todo o partido".



02/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Demanda por gasolina e diesel será maior em 2013, prevê presidente da Petrobras

Raupp defende aumento da proporção de biocombustível no óleo diesel

Gasolina e diesel sofrerão reajuste nas refinarias, mas preço não sobe nas bombas

Camata pede revisão de portaria que proíbe carro de pequeno porte movido a diesel no Brasil

Redução da taxa Cide sobre gasolina e óleo diesel entra em vigor nesta 3ª feira (1º)

Raupp: Aumento de gasto com emendas individuais será coberto com corte nas coletivas