Para Raupp, realização de plebiscito pode dificultar criação de municípios



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO), em discurso nesta terça-feira (21), demonstrou preocupação com um ponto do projeto de Lei do Senado 98/02 - Complementar, que estabelece regras para criação de municípios: o que obriga a realização de consulta à população, por meio de plebiscito, como condição para essa criação. O projeto foi aprovado pelo Plenário na semana passada.

O parlamentar citou o exemplo de seu estado, com pelo menos sete distritos, alguns distantes até 300 quilômetros da capital, Boa Vista, que precisam se emancipar. Para Raupp, será difícil mobilizar a população para votar.

- Se em eleição já ocorre cerca de 25% de abstenção, imagine para votar uma emancipação de município. Será que a população vai votar? Eu duvido - opinou.

Raupp, entretanto, destacou a importância da regulamentação da Emenda Constitucional 15, de 1996, que trata da criação, incorporação, fusão e desmembramento de novos municípios. Observou, no entanto, que a legislação, que era "liberal demais" na Constituição de 1988, passou para o outro extremo com a emenda, tornando as emancipações "quase impossíveis".

21/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada realização de plebiscito para criação do território do Oiapoque

CCJ aprova realização de plebiscito para criação do estado do Carajás

Aprovada realização de plebiscito sobre criação do estado de Carajás

Aprovada realização de plebiscito sobre criação do estado do Tapajós

Raupp quer dificultar adulteração de armas de fogo

Raupp pede que retorne aos estados iniciativa sobre criação de municípios