Raupp pede que retorne aos estados iniciativa sobre criação de municípios



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) pediu em Plenário que os estados voltem a ter poder de iniciativa de criação de municípios, suspenso desde o final de 1996. Ele informou que vários distritos de municípios de Rondônia têm até 15 mil habitantes, alguns com mais de 6 mil eleitores, mas com pouca chance de se transformarem em cidades.

No Centro-Sul do país existem municípios com até menos de mil eleitores, o que mostra a injustiça contra os distritos municipais das regiões de ocupação mais recente, afirmou o senador. No caso de Rondônia, ele citou quatro distritos do município de Porto Velho - Extrema, Nova Califórnia, Jaci-Paraná e Calama. Extrema, por exemplo, está a 320 quilômetros da sede municipal e conta com 20 mil habitantes. No município de Jaru, ele destacou o distrito de Tarilândia, localizado a 80 quilômetros da sede municipal.

Raupp propôs que o Congresso apóie o projeto do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que volta a permitir a criação de municípios, por iniciativa de proposta estadual, depois de realizada uma consulta popular na região a ser desmembrada.

No mesmo pronunciamento, Raupp pediu ao governo que recupere as rodovias federais de Rondônia antes que comece o período de chuvas, nos próximos meses. Em alguns casos, informou, existem até verbas reservadas no orçamento da União, mas o dinheiro ainda não foi liberado. Alguns trechos asfaltados das BR-364, 421 e 429 encontram-se tão esburacados que o trânsito, assim que começarem as chuvas, ficará praticamente impedido.

O senador criticou também a atuação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em seu estado. O Incra, por até hoje, no atual governo, não ter assentado uma família sequer. Pelo contrário, o órgão regional vem cancelando títulos provisórios e cartas de ocupação. Já o Ibama, afirmou, vem promovendo um "verdadeiro terrorismo fiscal" em cima das madeireiras de Rondônia, com exigências que "só empurram" as empresas para a clandestinidade. Entre essas exigências, Raupp destacou os planos de manejo e licenças ambientais, que nem sempre as madeireiras têm condições de atender.



21/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Iniciativa de Ricardo Santos regulamenta colaboração entre União, estados e municípios na educação

Zambiasi pede votação este ano de emenda sobre criação de municípios

Jayme Campos pede votação rápida de PEC sobre criação de municípios

Jayme Campos pede votação rápida da PEC sobre criação de municípios

Raupp defende PEC que limita gastos de estados e municípios com precatórios

Raupp busca acordo para que estados e municípios saldem dívidas com precatórios