PARA ROBERTO FREIRE, SAÚDE E EDUCAÇÃO DEVEM SER SOCIALIZADAS



Ao defender a aprovação de proposta de emenda à Constituição que vincula recursos orçamentários para a área de saúde, o senador Roberto Freire (PPS-PE) afirmou em entrevista à Rádio Senado que a medida representará importante passo inicial para que os serviços de saúde sejam socializados. A proposta já passou pela Câmara e foi aprovada em primeiro turno pelo plenário do Senado. A votação em segundo turno será realizada após o recesso parlamentar.
Na opinião do senador, saúde e educação são áreas que não podem ser tratadas pela lógica do mercado, devendo ser garantidas pelo Estado. É por isso que Freire também defende proposta que tramita no Senado para que todo médico recém-formado faça estágio remunerado e obrigatório de um ano em município a ser determinado por conselhos municipais, estaduais ou pelo Ministério da Saúde, antes de exercer plenamente a profissão.
- Não terá município brasileiro sem atendimento. É fundamental começarmos a discutir a socialização da medicina, da saúde pública, para que possamos, no futuro, deixar de lado a vinculação. Porque já teremos condições de ter criado o sentido de que a saúde e a educação devem ser regidos pela lógica da dignidade e da solidariedade - disse.

19/07/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


PARA ROBERTO FREIRE, SAÚDE E EDUCAÇÃO DEVEM SER SOCIALIZADAS

PARA ROBERTO FREIRE, OS PARTIDOS DEVEM.DECIDIR SOBRE PRAZO DE FILIAÇÃO E DOMICÍLIO

ROBERTO FREIRE QUER APRECIAR VINCULAÇÃO ORÇAMENTÁRIA PARA SAÚDE

ROBERTO FREIRE QUER VOTAR VINCULAÇÃO DE RECURSOS PARA ÁREA DA SAÚDE

ROBERTO FREIRE PROPÕE ACORDO PARA ROLAGEM DA DÍVIDA DE SP

ROBERTO FREIRE PEDE CLEMÊNCIA PARA LÍDER CURDO