Para Sarney, Congresso saberá harmonizar polêmicas do novo Código Penal



VEJA MAIS

O presidente do Senado, Jose Sarney, afirmou nesta segunda-feira (6) que o Congresso Nacional saberá harmonizar opiniões divergentes sobre os pontos considerados polêmicos incluídos no novo Código Penal, que começou a tramitar no Senado (PLS 236/2012).

A comissão especial interna destinada a examinar o projeto do novo Código Penal vai realizar sua primeira reunião na próxima terça-feira (7).

Na última sexta-feira (3), Sarney recebeu a visita dos juristas Ives Gandra Martins e Paulo de Barros Carvalho, respectivamente presidente e vice-presidente da União de Juristas Católicos de São Paulo (Ujucasp). No encontro, os juristas se posicionaram contra a descriminalização do plantio e do porte de maconha para consumo próprio e a ampliação das possibilidades do aborto legal.

- Nós temos matérias muito controvertidas, mas acredito que o Congresso é para isso mesmo. A sociedade democrática é uma sociedade de conflitos e opiniões e cabe justamente ao Congresso harmonizar essas opiniões – disse Sarney.

Além de várias inovações, o texto, preparado pela comissão especial de juristas que trabalhou durante o primeiro semestre, consolida toda a legislação penal do país. O relatório final foi entregue a Sarney no mês de junho. A comissão foi presidida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp e teve como relator o procurador da República Luiz Carlos Gonçalves.

A expectativa do presidente do Senado é de que a Casa conclua a votação da reforma do Código Penal ainda neste semestre. Se aprovado pelo Plenário do Senado, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados. O último passo é a sanção presidencial.



06/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto do novo Código Penal ainda vai passar por longo debate, promete Sarney

Comissão de juristas vai entregar anteprojeto do novo Código de Processo Penal a Sarney na próxima semana

Sarney instala comissão de juristas para reformar Código Penal

Aberta reunião para votar proposta do novo Código Penal

Prorrogado prazo para emendas ao projeto do novo Código Penal

Aprovado novo Código de Processo Penal. Texto segue para a Câmara