Para Suplicy, iniciativas com ‘moeda complementar’ auxiliam na eliminação da miséria no Brasil



Em discurso nesta quarta-feira (21), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) salientou a importância da chamada “moeda complementar” – iniciativa, principalmente local, em que se usa algo que não seja dinheiro oficial, completa ou parcialmente, para fazer transações – e sugeriu que ações assim poderão auxiliar o Brasil a eliminar a miséria de parte da sua população.

Suplicy mencionou o exemplo do Banco Palmas, fundado na favela Palmeira de Fortaleza na década de 1990 e que, com a implantação de uma rede de solidariedade entre produtores e consumidores, com empréstimos a juros baixos e o uso da chamada moeda social, ajudou a comunidade a se reerguer. Hoje, o Banco Palmas tem outro projeto, o Elas, para garantir microcrédito a produção e consumo local e a inclusão socioprodutiva, financeira e bancária para as mulheres beneficiárias do Bolsa Família. O projeto Elas foi iniciado há um ano em Fortaleza.

Segundo explicou o senador, as beneficiárias do Bolsa Família que são moradoras da comunidade Palmeira têm linhas de crédito disponíveis, por meio do banco comunitário, para quem quiser desenvolver uma atividade produtiva. Oficinas sobre educação financeira, cursos de capacitação profissional e empreendedorismo e até o início de uma atividade profissional, com acompanhamento social, tudo para o enfrentamento da pobreza e superação da miséria. Já são 3.100 mulheres atendidas, salientou Eduardo Suplicy.

- Hoje o Conjunto Palmeiras é conhecido pelo mundo inteiro. E cremos que se um grande número dos municípios brasileiros adotarem moedas com lastro das moedas do Bolsa Família e a Renda Básica de Cidadania, podemos acabar, em breve, com a extrema pobreza e a miséria até o fim do governo Dilma – disse o senador.

Eduardo Suplicy explicou ainda que, na próxima quinta-feira (22), o criador do Banco Palmas, João Joaquim de Melo Neto Segundo, vai detalhar os resultados do primeiro ano do projeto no II Encontro pela Emancipação Socioprodutiva, financeira e bancária das mulheres do Bolsa Família. O evento será realizado em Fortaleza.



21/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy elogia eliminação do dólar no comércio entre Brasil e Argentina

Suplicy saúda lançamento do Programa Brasil Sem Miséria

Suplicy explica como funcionará o plano Brasil Sem Miséria

Suplicy destaca a inclusão produtiva no Plano Brasil Sem Miséria

Eduardo Suplicy elogia programa Brasil Sem Miséria e livro de Lya Luft

Iniciativas brasileiras no combate à miséria serão apresentadas no Chile