Para Suplicy, Joaquim Barbosa deve pedir desculpas a Lewandowski



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse em Plenário, nesta segunda-feira (19), que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, deve desculpar-se com o ministro Ricardo Lewandowski pela linguagem que empregou na semana passada em julgamento de recursos dos réus do Mensalão. Na ocasião, Barbosa qualificou de "chicana" uma interpretação de Lewandowski - a quem Suplicy qualificou como um "homem de extraordinário currículo e respeitado por todos os brasileiros" - sobre embargos que podem favorecer parte dos réus.

- É direito das partes que os embargos declaratórios sejam considerados e discutidos, mesmo que não se prestem à rediscussão da causa - opinou o senador.

Na avaliação de Suplicy, Barbosa deveria reconsiderar o que disse, de modo a resguardar a imagem de serenidade do STF e assegurar que os onze ministros deem exemplo de civilidade e respeito mútuo. O parlamentar mencionou o apoio de advogados, magistrados e jornalistas ao pedido de desculpas a Lewandowski, preferencialmente no plenário do STF.



19/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Joaquim Barbosa, indicado para o STF, visita Sarney

Mão Santa diz que Lula deveria pedir desculpas a jovem presa no Pará

Joaquim Barbosa pede harmonia entre os poderes para fortalecer democracia

ACM: "a senadora ainda vai me pedir desculpas"

'Devemos pedir desculpas aos trabalhadores', diz Alvaro

Sérgio Souza anuncia encontro com Joaquim Barbosa para discutir processo de reserva indígena