PARA TUMA, EXÉRCITO É FIADOR DA UNIDADE NACIONAL
Em homenagem ao Dia do Exército, transcorrido em 19 de abril, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) destacou hoje (dia 28), em pronunciamento no plenário, a importância da instituição para o país. Num tripé com a Marinha e a Aeronáutica, o Exército tornou-se, historicamente, o fiador da unidade nacional, estando "diretamente ligado à vigência e às garantias do Estado democrático de direito", disse o senador.
Além dessa função constitucional, Tuma reportou-se às ações tipicamente militares desenvolvidas pelo Exército - como a segurança dos 15.719 quilômetros de fronteiras com outros países da América do Sul - e aquelas dirigidas à população, de caráter social: o socorro em situações de calamidade e de epidemias, tal como o combate ao mosquito da dengue; assistência médico-odontológica; construção de açudes, estradas, ferrovias, pontes, barragens, poços etc.
O senador lembrou que a comemoração do Dia do Exército foi fixada em 19 de abril por ser esta a data da 1ª Batalha dos Guararapes, ocorrida em 1648, que deu início à expulsão dos holandeses do Brasil, consolidada em 1654.
Em apartes, os senadores Ramez Tebet (PMDB-MS), Ney Suassuna (PMDB-PB) e Bernardo Cabral (PFL-AM) manifestaram sua solidariedade à homenagem, registrando a correção de Tuma ao destacar o papel institucional do Exército e suas atividades de auxílio à sociedade civil.
28/04/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
ROMEU TUMA PRESTA HOMENAGEM AO EXÉRCITO NACIONAL
Tuma pede mais recursos para o Exército
Tuma lembra Dia do Exército
Tuma homenageia Dia do Exército
Romeu Tuma reverencia Caxias e o Exército brasileiro
Tuma diz que operação do Exército nos morros do Rio "foi totalmente legal"