Para Valadares, governo sofreu derrota inesperada na votação da MP que alonga as dívidas do crédito



"Pela primeira vez, todas as emendas apresentadas pela oposição e derrubadas na Câmara dos Deputados foram aprovadas no Senado, numa derrota inesperada para o governo", celebrou nesta quinta-feira (21) o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), vitorioso em todos os pedidos de destaque que fez durante a votação do projeto em que se converteu a medida provisória que alonga as dívidas do crédito rural.

Entre as emendas aprovadas, ele destacou a que concede (rebate) desconto sobre a parcela da dívida paga até o vencimento, aplicado nas seguintes proporções: dívidas contratadas até 31 de dezembro de 1994 - rebate de 40%; contratadas no ano de 1995 - rebate de 27%; contratadas em 1996 - rebate de 19%; contratadas em 1997 - rebate de 17%; e contratadas em 1998 - rebate de 14%.

Depois de lembrar que essa emenda foi rejeitada na Câmara e aprovada no Senado mediante destaque de sua autoria, o senador disse que a correção das dívidas feitas com recursos dos fundos constitucionais foi extremamente perversa porque incorporou índices de correção alheios à evolução da rentabilidade do setor agropecuário. O desconto aplicado agora sobre essas dívidas visa corrigir tais distorções, disse ele.

Valadares também se referiu à emenda que alonga o prazo de adesão dos produtores rurais para renegociarem seus débitos. Pelo texto da MP, o prazo ia até o dia 31 de março de 2002. Aprovada a mudança por ele defendida, vai agora até o dia 29 de junho de 2002.

Outra mudança aprovada autoriza a União a alongar os débitos constantes das operações contratadas com recursos do Prodecer (Programa de Cooperação Nipo Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados). Da mesma forma, os produtores rurais, associações, condomínios e cooperativas situadas na região abrangida pelo Plano de Desenvolvimento do Nordeste foram autorizados a repactuar suas dívidas, qualquer que seja o valor do débito ou a situação do processo judicial de cobrança.



21/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Volta para a Câmara a MP que alonga as dívidas rurais

Valadares destaca redução de juros e aumento de crédito nos planos do governo para a agricultura

Com críticas ao governo, Plenário adia votação de novo indexador para dívidas de estados

Após derrota com CPMF governo tem de "fechar para balanço", diz líder do PSB

Valadares pede regulamentação para dívidas de agricultores e mudança no câmbio

Após derrota com CPMF governo tem que "fechar para balanço", diz Renato Casagrande