Com críticas ao governo, Plenário adia votação de novo indexador para dívidas de estados




Aloysio Nunes e Ana Amélia criticaram adiamento da votação por pressão do governo

VEJA MAIS

A votação do projeto que estabelece um novo indexador para as dívidas dos estados e municípios foi remarcada para esta quarta-feira (5). O adiamento foi aceito pelo Plenário depois de diversos senadores criticarem o governo por não cumprir um acordo para o exame da matéria na primeira sessão do ano, ou seja, já nesta terça.

Mesmo depois de o líder do governo, Eduardo Braga (PMDB-AM), obter a concordância dos demais líderes com o adiamento, senadores de oposição insistiram nas críticas. Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) chegaram a sugerir que as negociações em torno do projeto envolveriam também as mudanças no ministério de Dilma Rousseff.

O PLC 99/2013 prevê a troca do atual indexador das dívidas, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O objetivo é reduzir os encargos dessas dívidas, o que pode aliviar as contas estaduais e municipais.

Pouco antes do horário previsto da ordem do dia, a senadora Ana Amélia (PP-RS) lembrou que o projeto esteve na pauta do Senado no fim do ano passado e só não foi votado em atendimento a um apelo do governo.

Mais cedo, representantes de estados, incluindo o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, estiveram reunidos com o presidente do Senado, Renan Calheiros. Ao mesmo tempo, líderes da base aliada se encontraram com a ministra de Relações Insitucionais, Ideli Salvatti, que também participou de reunião com Renan.

Mais informações a seguir



04/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores criticam adiamento da votação de novo indexador para dívidas dos estados

Eduardo Braga pede votação da resolução que fixa novo indexador para dívidas dos estados

Ana Amélia defende votação imediata de novo indexador das dívidas dos estados

Ana Amélia cobra votação urgente de novo indexador de dívidas dos estados

Projeto que altera indexador das dívidas dos estados segue para o Plenário

Paim comemora aprovação de novo indexador para dívidas dos estados