PARALISAÇÃO DE AGRICULTORES É GRITO DE SOBREVIVÊNCIA, DIZ MAURO MIRANDA



O slogan "Não Posso Plantar", utilizado pelos agricultores que paralisaram, hoje (20), a produção de alimentos em todo o país, na opinião do senador Mauro Miranda (PMDB-GO), retrata, exatamente, a situação do setor agrícola brasileiro. A seu ver, existe um clima de incerteza que está inviabilizando a atividade rural e lançando "nuvens negras" sobre o programa de abastecimento do próximo ano. Os agricultores estão protestando contra a política de crédito agrícola do governo federal.

Mauro Mirando relatou que existe ainda entre os produtores rurais um sentimento de revolta generalizado contra "o preconceito que procura colocar o agricultor na situação incômoda de chantagista". Segundo acredita, todos os agricultores reconhecem que há vilões e oportunistas no sistema de crédito oficial, mas sabem que eles são minoria.

Segundo o parlamentar, são as seguintes as principais reivindicações dos agricultores: garantia de preços mínimos adequados para a próxima safra; inclusão da soja na lista de produtos de exportação beneficiados com redução de juros; disponibilidade de recursos para armazenamento; reorientação dos financiamentos para compra de sementes; rompimento da concorrência desleal via elevação das tarifas de importação de produtos agrícolas; e realinhamento da política cambial.

O conjunto de decisões do governo para o setor, divulgado há poucos dias, não foi suficiente para deter o movimento. Mauro Miranda afirmou que ele, pessoalmente, transmitiu às lideranças rurais de seu estado a convicção de que o governo teria chegado onde pôde, e por empenho do próprio presidente Fernando Henrique Cardoso. Mas, conforme explicou, o estado de inadimplência já forma uma cadeia que atinge todo o interior de Goiás. Sitiantes, fazendeiros, pequenos comerciantes das cidades e prefeituras estão envolvidos em um quadro crítico de quebradeira que irá comprometer a safra e o abastecimento agrícolas para 1996.



20/06/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


MAURO MIRANDA APELA A MINISTRO EM FAVOR DE AGRICULTORES

Mauro Miranda quer mutirão para socorrer agricultores

Mauro Miranda cobra agilidade na aprovação de emenda que prorroga verbas para agricultores

Colombo diz que paralisação de médicos é grito de socorro

MAURO MIRANDA APROVA AS PRIVATIZAÇÕES

MAURO MIRANDA APÓIA REIVINDICAÇÕES DA CNA