Parceria com a União é essencial para Rondônia, afirmam senadores



Reunidos no programa Assunto de Estado desta segunda-feira (18), os senadores Acir Gurgacz (PDT), Valdir Raupp (PMDB) e Ivo Cassol (PP) avaliaram que as obras de infraestrutura em Rondônia devem acelerar a trajetória de desenvolvimento do estado nos próximos anos, mas salientaram a importância de uma parceria com o governo federal para que Rondônia continue recebendo investimentos públicos.

Os parlamentares também cobraram incentivos para aumentar a competitividade da indústria rondoniense e reduzir a pressão pelo desmatamento. Durante o programa da TV Senado os senadores responderam aos apresentadores e receberam perguntas enviadas pelos telespectadores e ouvintes.

Energia

A conclusão das obras das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau é vista pelos senadores como oportunidade para estimular a indústria de Rondônia, hoje prejudicada pelo custo da energia e pela irregularidade do serviço de distribuição.

Acir Gurgacz, que espera que a produção agropecuária de Rondônia possa ser modernizada e industrializada localmente, salientou a importância da energia barata para o aumento dos investimentos no estado:

-- Não podemos imaginar que teremos uma herança maldita com relação às usinas. Pelo contrário. As usinas vieram para trazer desenvolvimento – afirmou.

Ivo Cassol, porém, manifestou temor de que a produção das novas hidrelétricas seja enviada para fora do estado e o fim das obras traga uma “ressaca” à indústria de Rondônia. Para ele, os royalties das usinas deveriam ser aplicados no estímulo ao polo industrial de Porto Velho.

No mesmo sentido, Valdir Raupp conta com a energia de Santo Antônio e Jirau para o aumento da industrialização em Rondônia e o fim próximo dos apagões na região. Raupp destacou a posição estratégia de Rondônia no continente sul-americano.

Transporte

A infraestrutura de transporte de Rondônia foi alvo de duras críticas dos três senadores. Ivo Cassol afirmou que as estradas de Rondônia “desmancham como sorvete”. Para ele, as obras rodoviárias são fundamentais para o estado, e a investigação de irregularidades não pode prejudicar o estado ao provocar a interrupção dos trabalhos.

Para Valdir Raupp, que defendeu a restauração da BR-364 e sua duplicação, a infraestrutura está “travada” e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) está “patinando”, causando problemas generalizados nas rodovias brasileiras. Ele afirmou, no entanto, que o potencial do estado é grande:

-- Rondônia pode ter um dos sistemas intermodais mais importantes do mundo.

Os senadores também contam com uma ligação ferroviária entre Mato Grosso e o Oceano Pacífico, passando por Rondônia. Gurgacz defendeu a redução do “custo Brasil” do transporte e argumentou que o que se gastará com o trem-bala Rio-São Paulo seria mais bem aplicado em projetos ferroviários de maior importância.

-- As ferrovias no Brasil andam em passo de tartaruga. O lobby das fábricas de carros é muito grande -- disse Ivo Cassol.

Incentivos

De acordo com Ivo Cassol, que teme que Rondônia se torne apenas um distribuidor de commodities, o estado deve se tornar capaz de agregar valor à sua produção e receber incentivos para industrializar seu produto interno.

Raupp concorda, lembrando que Rondônia preserva 70% de suas florestas e que a Zona Franca de Manaus tirou a pressão sobre as derrubadas no Amazonas. De forma semelhante, segundo o parlamentar, o governo deveria autorizar uma zona de processamento de exportações (ZPE) em Porto Velho.

 

Assunto de Estado

Desde sua primeira edição, em junho de 2011, o programa Assunto de Estado já reuniu senadores das bancadas de São Paulo, Ceará, Acre, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Distrito Federal, Paraíba e Pernambuco, que discutiram temas como transporte, qualidade de vida, desenvolvimento sustentável, agronegócio e formação de mão de obra. Os debates estão disponíveis na página da TV Senado na internet.



19/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores comemoram aprovação de PEC que transpõe para quadro da União servidores do antigo território de Rondônia

Demissibilidade é problema para o trabalho da corregedora, afirmam senadores

Integração fecha parceria para desenvolvimento regional em Rondônia

SP e União firmam parceria para 100 mil casas populares

Senadores afirmam que MST e governo descumpriram a Constituição

Acir Gurgacz pede agilidade na transferência de servidores de Rondônia para a União