Parceria estratégica entre Brasil e China é tema de reunião no Senado



O incremento das relações políticas econômicas e sociais entre Brasil e China foi tema de reunião nesta quarta-feira (12), no Senado, entre o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e o vice-presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), Zheng Wantong.

A China é hoje o principal parceiro comercial do Brasil, responsável por 17% do comércio nacional. Zheng Wantong, que veio acompanhado de uma delegação de políticos e empresários chineses, sinalizou o interesse do país asiático em ampliar as parcerias firmadas entre os dois países com o objetivo de alavancar ainda mais as relações bilaterais.

Ele lembrou que Brasil e China já assinaram acordos de cooperação nos setores comercial, de turismo e ciência e tecnologia e prevê maior intercâmbio também no setor energético.

- Queremos o desenvolvimento não só econômico e social de ambos os países, mas contribuir para o crescimento de todos os países em desenvolvimento – disse o chinês.

Sarney classificou como estratégicas as relações bilaterais entre os dois países ressaltando a ampliação de contatos e acordos nas últimas décadas. China e Brasil são membros do BRICS, grupo político de cooperação que inclui ainda Rússia, Índia e África do Sul. O presidente do Senado citou também a elaboração do Plano Decenal, que estabelece ação conjunta entre ambos nos próximos dez anos em projetos prioritários.

- Isso reforça nossa confiança cada vez mais em fortalecer nossas relações não apenas no curto, mas no longo prazo – assinalou Sarney.

História

Zheng Wantong lembrou ainda da visita de Sarney em 1988 ao país, quando o atual presidente do Senado ocupava a presidência da República.  Na ocasião, Sarney se reuniu com o então presidente chinês Deng Xiaoping. De acordo com o vice-presidente do CCPPC desde então as relações entre as duas nações se desenvolveram rapidamente.

- Sarney é um grande amigo da China – disse Wantong.

Ao que Sarney retribuiu:

- É grande a admiração de todo o povo brasileiro pela China e sua poderosa história – disse o presidente do Senado.

O encontro, na sala de audiências da Presidência da Casa, contou também com a presença dos senadores Lobão Filho (PMDB-MA), Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Marta Suplicy (PT-SP) e do embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang.



12/09/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Seminário vai abordar parceria entre Brasil e China para desenvolvimento da África

Economia Solidária é tema de parceria entre Brasil e França

Mercadante: viagem de Lula à China é estratégica para o Brasil

Mercadante aplaude visão estratégica da China e do Brasil de buscarem cooperação nuclear bilateral

SAAB terá parceria estratégica de longo prazo no Brasil

Patriota discute em Bruxelas parceria estratégica Brasil-União Europeia