Parceria possibilita contratação de deficientes
Em 2007, foram emitidas 111.818 carteiras de isenção de tarifa a passageiros especiais
Em 2007, mais de 50 pessoas portadoras de necessidades especiais foram contratados por meio da parceria entre a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e a Associação para a Valorização e Promoção de Excepcionais (Avape).
No mesmo ano, foram emitidas 111.818 carteiras que garantem a isenção da tarifa a passageiros especiais, o que representa aumento de 7% em relação ao ano anterior.
No Centro de Inclusão Social do Passageiro Especial (Cispe), os portadores de deficiência são atendidos por representantes da Avape. Eles orientam os interessados em ingressar no mercado de trabalho, divulgando os programas voltados para a reabilitação clínica e profissional, capacitação, programa de convivência, recrutamento e seleção.
Os cursos de capacitação profissional englobam aulas de informática, telemarketing, recreação infantil e redação, entrevistas com empresas, clínicas de psicologia e terapia ocupacional, entre outras.
Cispe
O Cispe é também o local para solicitação da Carteira de Identificação do Passageiro Especial (Cipes). Na Região Metropolitana de São Paulo, o interessado precisa antes obter, no posto de saúde do seu município, laudo médico que comprove a deficiência. Em seguida, deve ser agendado por telefone um dia de atendimento no Cispe. Na data marcada, a pessoa deve comparecer ao Cispe levando, além do laudo médico, documento de identidade e comprovante de residência. Se a documentação estiver correta, a carteira será confeccionada no mesmo dia.
O Cispe faz 1,2 mil atendimentos diários, em média. O serviço é realizado por 40 profissionais, entre os quais médicos e assistentes sociais vinculados à organização não-governamental Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME). A EMTU/SP estabeleceu parceria com a entidade para que ela participe do processo de identificação dos beneficiários.
Terminado o processo da concessão do benefício, o portador de deficiência especial é encaminhado a um profissional do Serviço Social da Avape, que apresenta todos os programas oferecidos pela instituição e realiza entrevista para conhecer as necessidades do interessado. Para ingressar no Programa de Reabilitação Profissional da instituição, o portador deverá ter idade superior a 14 anos e ser independente em seus cuidados pessoais.
SERVIÇO
Cispe da EMTU/SP
Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2.654
Jabaquara – capital
Telefones (11) 5021-3838 / 4224 / 4343
Dupla – Agenda Cultural 25 a 31-1-08
Da EMTU
01/24/2008
Artigos Relacionados
Parceria possibilita intercâmbio entre Legislativo e Universidades
Valdir Raupp quer ampliar contratação pública de deficientes físicos
Aprovada cota para contratação de deficientes em empresas organizadoras da Copa e das Olimpíadas
Parceria do governo criará postos de trabalho para deficientes
Lei possibilita contribuição de cidadãos em projetos esportivos
Valadares apresenta PEC que possibilita revogação de mandatos