Valdir Raupp quer ampliar contratação pública de deficientes físicos



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) anunciou em Plenário nesta terça-feira (16) a intenção de apresentar proposição legislativa para alterar dispositivos do Decreto nº 2.271/1997, que regula a contratação de serviços pela administração pública federal, para permitir a admissão de portadores de deficiência física em qualquer função pública. A iniciativa foi motivada pelo empenho do ministro da Cultura, Gilberto Gil, em regularizar a situação de 70 deficientes que prestam serviços à pasta desde 2000.

- A burocracia envolvida na renovação desses contratos tem causado muitos incômodos ao corpo técnico do ministério e aos próprios contratados, periodicamente colocados frente a frente com a possibilidade do desemprego - comentou.

Raupp advertiu ainda para problemas envolvendo muitos desses contratos, já que a maioria dos deficientes vem exercendo irregularmente funções típicas de servidores de carreira, o que é vedado pelo referido decreto.

Apesar desses entraves, o senador peemedebista elogiou iniciativas do atual governo para inserção dos deficientes no mercado de trabalho. Citou, como exemplo, a contratação de associações de portadores de deficiência física com base na Lei de Licitações (Lei nº 8.666/1993). Essas entidades contam agora com a possibilidade de serem contratadas, com dispensa de licitação, para prestar serviços ou fornecer mão-de-obra para a administração pública, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado.

Estrada e reserva legal

No mesmo discurso, Raupp voltou a pedir providências ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) para recuperação da BR-364. Segundo informou, há oito meses ele vem alertando para a situação precária da rodovia, mas o órgão alega falta de condições financeiras e técnicas para realizar, pelo menos, uma operação tapa-buracos. Sua apreensão é maior pela proximidade do período de chuvas, que pode ocasionar até o fechamento da estrada ao tráfego de veículos.

Outra questão tratada pelo senador por Rondônia referiu-se às negociações mantidas com o Ministério do Meio Ambiente em torno da Medida Provisória nº 2.166-67/2001, que altera dispositivos do Código Florestal e da lei sobre o Imposto Territorial Rural (ITR). O ponto mais polêmico é a redefinição da área de reserva legal, que não pode ser desmatada nem usada para implantação de projetos agrícolas, que nos estados da Região Norte passou de 50% para 80% do total da propriedade. Conforme observou, essa restrição está trazendo prejuízos a muitos produtores agrícolas da região.

16/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp defende contratação de servidores para o INSS

Valdir Raupp quer descentralizar programas de governo

Valdir Raupp quer o fim das pesquisas com animais na produção de cosméticos

Valdir Raupp quer recursos chineses na Ferrovia Transcontinental

Valdir Raupp quer limitar horas extras dos trabalhadores

Valdir Raupp quer proibir cobrança de tarifas sobre cheques