Pareceres do MP determinam arquivamento de denúncia contra Bezerra



O senador Fernando Bezerra (PTB-RN) apresentou pareceres do ex-procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, e do atual procurador-geral, Cláudio Lemos Fonteles, determinando o arquivamento do processo instaurado contra ele referente a prática de improbidade administrativa. Fernando Bezerra também apresentou ao Plenário nesta quarta-feira (21) carta encaminhada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso atestando sua correção não só no desempenho das funções de ministro como na sua vida empresarial.

Denúncias veiculadas pela imprensa a partir de maio de 2001 motivaram a Corregedoria Geral da União (CGU) a instaurar processo administrativo que resultou em um relatório subscrito pela então ministra chefe Anadyr Mendonça. Uma empresa, a Metasa, da qual o senador tinha sido sócio durante três anos e estava afastado de sua direção há sete anos, foi acusada de uma série de irregularidades, inclusive a de mau uso de recursos recebidos da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

- No seu afã de condenar a qualquer custo, a CGU transmutou meros questionamentos como provas irrefutáveis, considerou simples dúvidas como certezas absolutas e transformou pequenas falhas em graves irregularidades para concluir, não se sabe como, que eu estaria incurso em crime de improbidade administrativa, enviando os autos à Procuradoria Geral da República - afirmou Fernando Bezerra.

O senador pelo Rio Grande do Norte comentou que o relatório da CGU baseou-se exclusivamente em notas publicadas pela imprensa, muitas delas "plantadas" por desafetos seus. Ele acrescentou que a Corregedoria sequer realizou qualquer investigação ou reuniu qualquer prova. Limitou-se apenas a tirar ilações precipitadas, conclusões absurdas e sem fundamento.

Para exemplificar a falta de fundamentação do relatório da CGU, Fernando Bezerra disse que foi atribuída a ele culpa até mesmo por supostas irregularidades ocorridas antes do seu ingresso como sócio da Metasa e por outras verificadas muito após a sua saída da sociedade da empresa. Ele informou que a Corregedoria chegou a forjar acusações, falsear fatos, mentir, criar meias-verdades e inventar situações inexistentes.




21/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mercadante se diz satisfeito com arquivamento de denúncia contra ele

Waldeck Ornélas defende arquivamento de denúncia contra ACM

Senadores defendem arquivamento de denúncia contra Randolfe Rodrigues

PSOL protocola segundo recurso questionando arquivamento de denúncia contra Sarney

Advogado pede arquivamento de processo contra Renan por denúncia ser baseada em depoimento do adversário

CARLOS BEZERRA REGISTRA DENÚNCIA DE CORRUPÇÃO CONTRA IBAMA DO MATO GROSSO