Parlamentares discutem votação de requerimento com pedido de informações ao Procurador Geral



Os parlamentares discutem neste momento requerimento do relator da comissão parlamentar de inquérito que investiga Carlinhos Cachoeira, deputado Odair Cunha (PT-MG), com pedidos de informação ao Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, a respeito das operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal. Com esse pedido de informações, sua vinda à comissão ficaria adiada, por enquanto.

O requerimento pede respostas, por escrito, no prazo máximo de até dez dias, sobre em que circunstâncias chegaram à Procuradoria as investigações de ambas as operações; quando o Procurador tomou ciência delas, e quais foram as providências adotadas, entre outras questões.

O relator Odair Cunha afirmou que as respostas “evitarão o debate de versões pela imprensa”, já que estaria havendo conflito de informações entre o que disse Gurgel e a subprocuradora Cláudia Sampaio e os delegados que até agora depuseram à comissão.

Vários parlamentares, como o deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF) e os senadores Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Pedro Taques (PDT-MT), Humberto Costa (PT-PE) e Álvaro Dias (PSDB-PR) elogiaram a proposta.

O senador Fernando Collor (PTB-AL) afirmou que Roberto Gurgel “está com algum problema e não quer enfrentar a CPI” e defendeu a presença do procurador geral na comissão “para que explique todas as lacunas que deixou na versão dos delegados que aqui vieram”.

Mais informações a seguir.



15/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Collor defende pedido de investigação contra procurador-geral

Senadores discutem implicações jurídicas de convocação do procurador-geral

Procurador-geral da República recebe representação de parlamentares da CPI do Cachoeira

Parlamentares da CPI do Cachoeira levam representação ao Procurador-Geral da República

Procurador-geral deve enviar outros 30 nomes de parlamentares ao STF

CPI DO JUDICIÁRIO REJEITA REQUERIMENTO DE PEDIDO DE INFORMAÇÕES A LUIZ ESTEVÃO