Parlamentares do PT repudiam declarações de Jobim sobre ministras



A presidente da Subcomissão Permanente em Defesa da Mulher do Senado Federal, Angela Portela (PT-RR), e a coordenadora da bancada feminina no Congresso Nacional, deputada Janete Pietá (PT-SP), apresentaram há pouco nota de repúdio contra declarações do ministro da Defesa, Nelson Jobim. À revista Piauí ele teria dito que a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, é "fraquinha" e que Gleisi Hoffmann, ministra da Casa Civil, "sequer conhece Brasília".

De acordo com as parlamentares, Jobim atacou Ideli e Gleisi "de forma machista e preconceituosa" e, justamente na semana em que se comemoram os cinco anos de sanção da Lei Maria da Penha, seus comentários teriam demonstrado "profunda violência a todas as mulheres, bem como ao governo da primeira mulher presidenta do Brasil, Dilma Rousseff".

Para elas, classificar as ministras como incompetentes e incapazes pode ser caracterizado como violência psicológica e moral.

A seguir, a íntegra da nota:

Nota de Repúdio

As recentes afirmações do ministro da Defesa, Nelson Jobim, atacando de forma machista e preconceituosa as ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e Ideli Salvati, da Secretaria de Relações Institucionais, demonstram uma profunda violência a todas as mulheres, bem como ao governo da primeira mulher presidenta do Brasil, Dilma Rousseff.

Nesta semana em que a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) completa cinco anos que foi sancionada, classificar as ministras como incompetentes e incapazes pode ser caracterizado como violência psicológica e moral (Artigo 7º.).

Queremos expressar nosso repúdio pela violência de um ministro que sempre desfrutou de todo o respeito e consideração das bancadas femininas na Câmara e no Senado Federal e que, pelo ataque verbal desnecessário poderá criar um clima conflituoso que em nada contribuirá para a construção da Democracia Brasileira.

Nós mulheres exigimos respeito! 

Senadora ANGELA PORTELA

Presidente da Subcomissão Permanente em Defesa da Mulher do Senado Federal 

Deputada JANETE ROCHA PIETÁ

Coordenadora da Bancada Feminina no Congresso Nacional



04/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marta e Marinor repudiam declarações de Bolsonaro

Almeida Lima pede que Congresso se manifeste sobre declarações de Nelson Jobim

Parlamentares e ministras pedem apoio de Sarney a direitos das mulheres

Jobim pede a parlamentares que resolvam seus problemas dentro do Congresso

Música: Paulo Jobim abre ano letivo do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim

Cultura: Paulo Jobim realiza aula inaugural no Centro Tom Jobim