Parlamentares e índios pedem aprovação do Estatuto dos Povos Indígenas



 A aprovação do Estatuto dos Povos Indígenas, que está tramitando na Câmara dos Deputados, foi a principal reivindicação dos participantes da audiência pública que discutiu os direitos dos indígenas brasileiros nesta quinta-feira (19) - data de comemoração do Dia do Índio -, realizada no auditório Petrônio Portela. A audiência foi realizada pelas Comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e de Assuntos Sociais (CAS) do Senado em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados.

Ao abrir o evento, o presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), pediu dois minutos de silêncio pela passagem dos dez anos da morte do índio pataxó Galdino Jesus dos Santos - assassinado em Brasília por cinco jovens de classe média alta enquanto dormia em um ponto de ônibus - e pelos diversos mártires indígenas que morreram em defesa de seus povos e tradições. Paim também pediu que se fizesse silêncio em memória das crianças indígenas que morreram nas aldeias devido à desnutrição ou à violência.

VEJA MAIS

Na opinião de Paim, as lideranças indígenas devem participar das discussões dos temas de interesse dos índios para que seja garantida cidadania a esses brasileiros. O senador lembrou que a Constituição de 1988 trouxe muitos direitos aos indígenas. No entanto, disse, esses direitos não são aplicados na prática. Paim destacou que deve haver um pacto político e social para garantir a efetividade dos direitos das nações indígenas do país, especialmente em relação à demarcação definitiva das suas terras, bem como o acesso à saúde e à educação.

Para o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), autor do requerimento de realização da audiência, o evento teve a finalidade de trazer ao conhecimento público os problemas enfrentados pelos indígenas brasileiros, o que pode contribuir para sensibilizar as autoridades responsáveis pelas políticas destinadas a essa parcela da população.

- Que o Dia do Índio, em breve, seja um dia de comemorações, e não para trazer as angústias e aflições do povo indígena - disse Geraldo Mesquita, que também pediu que se agitassem os maracás (instrumento similar ao chocalho, utilizado pelos índios para marcar o ritmo nas atividades ritualísticas e invocar a força dos antepassados, segundo explicou o representante da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo, Sandro Tuxá).

A audiência contou com a participação de aproximadamente 98 nações e mais de mil lideranças indígenas.

Lideranças indígenas querem discutir projetos do PAC

Funai anuncia formação do Conselho Nacional de Política Indigenista



19/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim cobra aprovação de Estatuto dos Povos Indígenas

Serys pede pressa na votação do Estatuto dos Povos Indígenas

Indígenas pedem aprovação de projetos na Câmara dos Deputados

Representante dos povos Kaingang diz que Estado deve tratar com dignidade as diferenças dos povos indígenas

Manifestantes pedem a parlamentares aprovação da PEC do Cerrado

Estudantes pedem a Sarney apoio para aprovação do Estatuto da Juventude