Parlamentares estrangeiros pedem que Brasil seja o próximo a garantir casamento civil a gays
"Agora é a vez do Brasil. O mundo olha o Brasil, um país muito importante e que precisa avançar na justiça social. E garantir direitos iguais a seus cidadãos é justiça social", afirmou o vereador de Madri, Pedro Zerolo, que representou o presidente da Espanha, José Luiz Zapatero, na cerimônia de relançamento da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT nesta terça-feira (29).
Zerolo pediu aos parlamentares da frente para terem coragem, porque "nela está o segredo da liberdade e da igualdade". A Espanha aprovou a igualdade no casamento civil em 2005.
- Hoje é um dia histórico, hoje o Brasil começa o caminho para garantir a igualdade LGBT. Não vai ser fácil, mas vamos conseguir e aqui no Brasil haverá o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo - afirmou Pedro Zerolo.
Também presente ao lançamento da frente parlamentar, a deputada argentina Vilma Ibarra - autora do projeto de lei que garantiu em 2010 a aprovação da igualdade no casamento naquele país - afirmou que a sociedade argentina discutiu profundamente o assunto e aprovou uma proposta que tratava de igualdade e que mudava as leis civis de um estado laico.
- Desejo que o Brasil possa percorrer o mesmo caminho que a Argentina, porque isso fará muito bem à América Latina - disse a deputada.
Durante os debates, afirmou a deputada, os argentinos conheceram a realidade de cidadãos que eram discriminados em função de sua orientação sexual.
- Toda a sociedade debateu a necessidade de igualdade de direitos. E essa história nasceu em uma reunião como essa, quando pensávamos que era impossível. Cinco anos depois temos uma lei aprovada e um país orgulhoso por ser o primeiro da região a garantir a igualdade de seus cidadãos - afirmou a deputada.
Segundo Vilma Ibarra, todos os parlamentares que votaram a favor da lei foram reeleitos e hoje fazem questão de divulgar que foram favoráveis à proposta. Os que se opuseram são vistos atualmente como os que não queriam a igualdade, disse Ibarra.
29/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Movimento gay apoia mudança na Constituição para garantir casamento civil igualitário
Defesa diz que Forças Armadas vão garantir direitos de casais gays
CDH debate casamento civil entre pessoas do mesmo sexo
Projeto de Valmir Amaral reduz burocracia no casamento civil
CCJ amplia prazo para registro civil do casamento religioso
PT propõe que aumento do salário mínimo seja decidido por Lula no próximo ano