Parlamentares visitam Cesare Battisti nesta terça-feira



Um grupo de parlamentares das comissões de Direitos Humanos do Senado e da Câmara dos Deputados, liderado pelo senador José Nery (PSOL- PA), deverá visitar o italiano Cesare Battisti na penitenciária da Papuda, em Brasília, nesta terça-feira (17), às 16h. Para acompanhar o grupo, Nery também convidou entidades ligadas a movimentos sociais. O encontro será restrito e ocorrerá no auditório da penitenciária, informa a assessoria de imprensa do senador.

O Supremo Tribunal Federal (STF) deverá tomar a decisão final sobre a extradição de Battisti nesta quarta-feira, 18. O quadro de votos está em 4 a 4 e o presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes, desempatará o resultado.

Na sexta-feira passada, 13, o senador do PSOL visitou Battisti e o ex-ativista revelou que estava em greve de fome. Battisti entregou uma carta a Nery dirigida ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi repassada por Nery a assessores da presidência da República.

 Segundo Nery, não é só Cesare que está sendo julgado, mas sim o próprio conceito de refugiado político que não pode ser extraditado como um criminoso comum. "É inaceitável o que está acontecendo. O pior é existir a possibilidade de um desfecho que contrarie o conceito de democracia adquirido neste país após um período de trevas", afirma.

Mais informações a seguir



17/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Parlamentares visitam Battisti na prisão

CDH ouvirá Tarso Genro nesta quinta sobre caso Cesare Battisti e senadores visitarão o italiano

Conselho autoriza permanência de Cesare Battisti no Brasil

Brasil decide não conceder extradição a Cesare Battisti

José Nery defende a libertação de Cesare Battisti

Suplicy lê carta de escritora em defesa de Cesare Battisti