Parlamento do Mercosul realiza sessão inaugural no dia 14 em solenidade no Congresso Nacional
O Congresso Nacional deve receber no próximo dia 14 os presidentes dos Parlamentos de Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela para a sessão inaugural do Parlamento do Mercado Comum do Sul (Mercosul). A sessão será aberta pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o presidente pro tempore da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), essa solenidade significará a verdadeira e definitiva integração da América Latina.
Os cinco países membros plenos do Mercosul têm, em conjunto, um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 1 trilhão. O Parlamento terá sede permanente em Montevidéu (Uruguai) e terá como principal função facilitar a execução dos acordos regionais entre esses países e zelar por sua efetiva atuação, além de ser um fórum permanente de debate dos problemas que eles enfrentam.
Cada país-membro terá nove senadores e nove deputados como representantes. O protocolo que constituiu o Parlamento do Mercosul tem 24 artigos que tratam de estrutura, propósitos, competências e princípios da instituição. A idéia de realizar a sessão inaugural em Brasília foi do próprio senador Sérgio Zambiasi e foi aprovada por unanimidade pelos representantes dos países-membros do bloco econômico. O próximo passo agora é a elaboração de um estatuto comum para as cooperativas dos países do bloco.
Num artigo publicado no Correio Braziliense, em junho passado, o presidente do Senado elogiou a iniciativa do Mercosul e afirmou que a integração regional e a defesa conjunta de interesses comuns, em todos os setores, são a melhor estratégia diante de um mercado internacional cada vez mais competitivo. "Não é à toa que temos assistido, nas últimas décadas, à multiplicação dos mais diversos blocos econômicos no mundo inteiro", afirma Renan Calheiros no texto.
01/12/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Parlamento do Mercosul realiza sessão inaugural na quinta-feira
Sessão inaugural do Parlamento do Mercosul será em 14 de dezembro, informa Zambiasi
Sessão inaugural do Parlamento do Mercosul fortalecerá o bloco, acredita Zambiasi
Sessão inaugural do Parlamento do Mercosul poderá coincidir com Cúpula Iberoamericana
TV Brasil Internacional e TV Senado transmitem ao vivo sessão inaugural do Parlamento do Mercosul
Última sessão do ano do Parlamento do Mercosul será no Congresso Nacional, em Brasília