Parlamento do Mercosul será instalado em dezembro, informa Zambiasi



O presidente da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), confirmou nesta quarta-feira (11) à Agência Senado que a instalação do Parlamento do Mercosul será no próximo dia 14 de dezembro, em Brasília. A sugestão foi do próprio Zambiasi, aprovada por unanimidade pelos representantes dos países membros do bloco econômico, em reunião na última terça-feira (10), em Montevidéu.
Zambiasi adiantou que a primeira questão a ser debatida na sessão de inauguração do Parlamento do Mercosul será a elaboração de um estatuto comum para as cooperativas dos países do bloco. Acatada pelos parlamentares, observou o senador, a proposta será incorporada à agenda dos temas que serão tratados no Parlamento do Mercosul, logo após a sua instalação.

- A instalação do Parlamento do Mercosul, austero e transparente, significa a verdadeira e definitiva integração da América Latina- resumiu Sérgio Zambiasi, que também enalteceua criação do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), destinado a enfrentar as desigualdades sociais, econômicas e estruturais entre os países do bloco.

No entender de Sérgio Zambiasi, "o Focem representa uma iniciativa concreta, há muito tempo reclamada pelas economias menores do bloco - as do Uruguai e Paraguai - no sentido de diminuir as assimetrias entre os países membros". A previsão é que o fundo receba uma média de US$ 100 milhões anuais.



11/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sessão inaugural do Parlamento do Mercosul será em 14 de dezembro, informa Zambiasi

Mesquita Júnior prevê que Parlamento do Mercosul será instalado em dezembro

Zambiasi: Parlamento do Mercosul deverá ser instalado este ano

Parlamento do Mercosul será instalado em 7 de maio

Mercosul poderá ter Parlamento até dezembro

Ata constitutiva do Parlamento do Mercosul deverá ser assinada em dezembro