Participação brasileira nas exportações mundiais aumenta em 2011
A participação brasileira nas exportações mundiais aumentou e passou de 1,36%, em 2010, para 1,44%, em 2011, segundo relatório divulgado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) na quinta-feira (12).
Economia brasileira poderá crescer mais de 4% este ano, diz ministro.
O Brasil segue ocupando a vigésima segunda posição no ranking dos países exportadores com tendência de elevação de sua representatividade no comércio internacional, observada desde 2003. Na importação, o Brasil caiu uma posição em 2011, ocupando agora a vigésima primeira, mas aumentou sua participação, de 1,25% para 1,29%.
O crescimento no comércio mundial de bens no ano passado registrou volume de 5% e a previsão da organização é de que haja um crescimento de 3,7% em 2012, o que seria um número abaixo da média de 5,4% dos últimos vinte anos.
O relatório da OMC menciona os riscos do atual cenário mundial em que fragilidade e incertezas permanecem. O estudo cita a recessão profunda na zona do euro, que agrava a crise financeira e o aumento do preço das commodities - elementos que abalam o comércio exterior com reflexos neste ano.
Do outro lado, o relatório também analisa possíveis cenários positivos com o arrefecimento da crise europeia, a recuperação nos Estados Unidos - que iria impulsionar a demanda mundial de importações -, além de uma recuperação moderada no Japão.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
13/04/2012 13:35
Artigos Relacionados
Participação das exportações sobre o total da produção industrial brasileira cresce no terceiro trimestre de 2011
Tourinho quer ampliar participação das exportações na economia brasileira
Brasil supera China e encerra participação nos Jogos Mundiais Militares em 1o lugar
Delegação brasileira nos Jogos Militares terá campeões olímpicos e mundiais
Exportações fluminenses têm crescimento recorde de 47% em 2011
Exportações de couros somam US$ 2,05 bilhões em 2011