Tourinho quer ampliar participação das exportações na economia brasileira



O aumento da participação do setor externo é fundamental para melhorar o quadro geral da economia, incrementando a geração de renda e emprego e recuperando a credibilidade do país, afirmou nesta quinta-feira (22) o senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) em pronunciamento sobre as dificuldades do país em melhorar sua posição no comércio internacional e sobre as medidas que o governo deve adotar para isso.

- Estou seguro do caminho de maior inserção do país na economia internacional como sendo o único a debelar as mazelas que comprometem o futuro de nossas gerações. Mas não se deve perder de vista as complexidades do quadro internacional, sobretudo para um país que precisa crescer e que detém apenas 1% dos fluxos do comércio mundial - analisou.

Tourinho enumerou fatores que têm significado entrave para melhores resultados na balança comercial. A ameaça de retorno da inflação, a instabilidade do câmbio e a volatilidade dos fluxos de capital são alguns deles.

- O valor elevado do déficit em conta corrente, o insuficiente crescimento das exportações são elementos que conformam a dinâmica do chamado risco Brasil - acrescentou o senador.

Rodolpho Tourinho disse que o país deve prestigiar os foros comerciais internacionais, a despeito das dificuldades por que vêm passando a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial do Comércio (OMC).

- Devemos insistir na consolidação desses foros para construção de uma ordem mais equânime que acolha as postulações dos países em desenvolvimento - disse.

Na avaliação do senador, as negociações para a adesão do Brasil à Área de Livre Comércio das Américas (Alca) devem levar em consideração o respeito à colocação de produtos brasileiros livres dos subsídios concedidos pelos outros países e de barreiras tarifárias. Rodolpho Tourinho afirmou que o Brasil deve intensificar as negociações para a formação de blocos comerciais.

- Não podemos abdicar do direito de defender nossas postulações, sob pena de comprometermos o tão necessário desenvolvimento nacional. Só com o fortalecimento de nossa posição negociadora é que poderemos conseguir maiores espaços no mercado internacional - frisou.



22/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tourinho quer ampliar casos de concessão de nacionalidade originária

Participação brasileira nas exportações mundiais aumenta em 2011

Tourinho quer ampliar oferta de remédios para população carente

Economia: Exportações paulistas sustentam desempenho da balança comercial brasileira

Tourinho quer maior participação do Senado nas negociações de acordos internacionais

Participação das exportações sobre o total da produção industrial brasileira cresce no terceiro trimestre de 2011