Passa na CAS projeto que cria fundo para o ensino profissionalizante
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (26), projeto de lei do senador Paulo Paim (PT-RS) que cria o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional e Qualificação do Trabalhador (Fundep). A matéria ainda será analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde receberá decisão terminativa.
De acordo com o projeto (PLS 274/03), que autoriza a criação do Fundep pelo Poder Executivo, o fundo se constituirá numa fonte de recursos permanente para o ensino técnico-profissionalizante. Os recursos, segundo a proposta, serão aplicados para construir novas unidades, reequipar escolas já existentes, capacitar os docentes e funcionários do setor administrativo, entre outras atividades. O projeto determina ainda que o Fundep seja administrado, em nível nacional, por um Conselho Deliberativo.
A motivação para apresentar a proposta, explicou o autor, deve-se ao fato de as matrículas em cursos profissionalizantes terem diminuído, bem como a oferta desses cursos estarem estabilizadas, o que prejudica, em sua avaliação, especialmente, os estudantes de famílias mais pobres.
O relator da matéria na CAS, senador Paulo Davim (PV-RN), observou que o incentivo à qualificação profissional é um dos desafios do poder público ao implementar políticas de emprego. O trabalhador qualificado, disse o senador, dispõe de melhores ofertas de trabalho, é mais bem remunerado e torna-se mais produtivo.
- Trata-se aqui da promoção de um sistema de educação que permita o contínuo aperfeiçoamento dos trabalhadores e a permanente atualização de seus conhecimentos, de forma a mantê-lo, sempre, capacitado a enfrentar as necessidades e as condições de um mercado de trabalho sempre em mudança - observou Davim.
A necessidade de o Estado atuar para melhorar a relação entre aprendizado, empregabilidade e inserção social, informou o senador, foi objeto de recomendação da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Para o relator, a proposta está de acordo com as características preconizadas pelo órgão.
Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.
26/10/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto cria fundo para ensino profissionalizante
Aprovado na CE projeto que cria fundo para financiar ensino profissionalizante
Paim pede aprovação do projeto que cria ensino técnico profissionalizante
Fundo para ensino profissionalizante está na pauta da CCJ
Passa na CCJ projeto que cria fundo de reestruturação financeira de clubes de futebol
Aprovado parecer a projeto que permite deduzir do IR despesas com ensino profissionalizante