Aprovado na CE projeto que cria fundo para financiar ensino profissionalizante



A Comissão de Educação (CE) aprovou, nesta quarta-feira (28), proposta (PLS 274/03) do senador Paulo Paim (PT-RS) destinada à criação do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissionali e Qualificação do Trabalhador (Fundep), com suporte em recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Orçamento. Foi acolhida, no entanto, emenda apresentada pelo relator, senador Juvêncio da Fonseca (PSDB-MS), que conferiu ao projeto caráter autorizativo, remetendo ao Executivo a última palavra sobre a reserva de recursos para financiar tal área de ensino.

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Essa emenda visou adaptar a matéria - que receberá decisão terminativa na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) - à exigência constitucional que impede a alteração da repartição tributária via lei ordinária. No parecer, Juvêncio observa que, por se tratar de "vício insanável", esse problema poderia comprometer toda a proposta. Na reunião, Paim considerou que, mesmo sob forma autorizativa, o projeto fortalece os esforços atuais do Executivo para valorizar o ensino profissionalizante.

- Paim revela que é homem de conciliação, que sabe recuar na hora certa quando seus companheiros apresentam, não para ser contra, mas por bom senso, uma solução diferente das que defende - observou Juvêncio.

O autor vem dedicando freqüentes pronunciamentos à defesa da proposição, com apelo para que seja apoiada por seus pares. Argumenta que o fundo representa um instrumento efetivo para a geração de emprego e renda e para o combate à pobreza e às desigualdades sociais, além de meio de promoção da produtividade e da competitividade do setor produtivo.

Entre as emendas acolhidas, todas de iniciativa do relator, está ainda a que pretende garantir que o aporte anual de recursos ao fundo não seja inferior aos gastos de entidades privadas de serviço social vinculadas ao sistema sindical apurados no exercício anterior. Outra prevê que o conselho deliberativo do fundo, a cargo do Executivo, seja composto por representantes dos trabalhadores (igual número para cada central sindical), do empresariado e do governo federal. Foi descartada do texto a previsão de que os trabalhadores fossem representados apenas pela Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Os recursos do Fundep devem ser utilizados prioritariamente na construção, ampliação e reforma de edifícios e instalações para centros de educação profissional. Também podem ser utilizados para a compra de equipamentos técnico-pedagógicos e de materiais didáticos, capacitação de docentes e prestação de serviços de consultoria referentes a estudos técnico-pedagógicos, de gestão e industrial.



28/06/2006

Agência Senado


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