Passageiro poderá receber indenização por overbooking
O passageiro de transporte aéreo que deixar de embarcar por problema de overbooking - venda de bilhetes pela empresa aérea em número superior ao de poltronas da aeronave - poderá ser indenizado em valor equivalente ao da tarifa do trecho considerado, sem descontos. Proposta nesse sentido, aprovada pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), prevê ainda que a indenização seja paga imediatamente após a empresa negar o embarque, em moeda nacional ou na forma de crédito, a critério do passageiro.
O projeto (PLS 114/04), da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), foi votado na forma de substitutivo do relator ad-hoc, senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB), que rejeitou três outros projetos similares, que tramitavam em conjunto. O texto foi aprovado em turno suplementar e em decisão terminativa.
De acordo com o texto acolhido, a indenização não exime a empresa de garantir ao passageiro prejudicado o direito ao transporte previsto no bilhete, o que poderá ser usufruído na forma de reembolso do valor do bilhete, endosso da passagem ou acomodação em outro vôo - o que deverá ser feito em até quatro horas após o horário de embarque.
A CDR também aprovou requerimento do senador Marconi Perillo (PSDB-GO) para realização de audiência pública sobre radioterapia no Brasil e a evolução tecnológica para o tratamento do câncer. Será convidado para o debate o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e especialistas no assunto.16/12/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Passageiro poderá receber indenização por overbooking
Passageiro poderá receber indenização por overbooking
Passageiro poderá receber indenização por cancelamento de voo
PASSAGEIRO DE AVIÃO PODERÁ SER RESSARCIDO EM CASO DE "OVERBOOKING"
Passageiro poderá receber em dobro por vôo cancelado
Aprovada na CCJ obrigação de indenizar passageiro vítima de overbooking